Política

Reajuste do Bolsa Família pode ser anunciado em abril, diz novo ministro

Antigo ministro havia dito que reajuste seria anunciado em março.




Alberto Beltrame, ministro do Desenvolvimento Social. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/AgBr

Apesar de não ter data definida para o reajuste do programa Bolsa Família, o novo ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, empossado nesta terça-feira (10), antecipou que o novo valor do benefício pode ser anunciado este mês de abril ou até o fim de maio. Beltrame assumiu a pasta no lugar de Osmar Terra, que chegou a dizer que o reajuste seria anunciado em março, o que acabou não ocorrendo.

“As propostas estão colocadas. Há uma discussão ainda dentro do governo para definição dos percentuais, da forma de fazer esse reajuste e acredito que ainda em abril ou maio teremos essa definição e o anúncio do reajuste do Bolsa”, afirmou Alberto Beltrame.

O novo ministro acrescentou que o governo pensa em um reajuste maior que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

“Estamos trabalhando com percentuais acima do IPCA, que é 2,95%, não temos ainda uma definição. Construímos vários cenários para apresentar ao presidente temer e à equipe econômica e em breve acredito que tenhamos uma definição”, disse.

Em junho de 2016, o governo – com Temer ainda como interino na presidência – reajustou o programa em 12,5%.

Perfil

O ministro do Desenvolvimento Social é Alberto Beltrame, que ocupava o cargo de secretário-executivo da pasta desde maio de 2016. Ele é médico pediatra, especialista em administração hospitalar e mestre em gestão de sistemas de saúde.

Na área de assistência social, foi presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social e diretor do Trabalho na Secretaria Estadual do Trabalho, Cidadania e Assistência Social do Rio Grande do Sul. Ele assume no lugar de Osmar Terra.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.