Política

Partido da Evolução Democrática tenta nascer com apoio de eleitores da Paraíba

Lista de apoiamento para criação da nova legenda está nos cartórios da capital. 




Na contramão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue as coligações partidárias e cria uma cláusula de barreira para reduzir o número de partidos no país, uma nova legenda tenta ser se formar com o apoio de eleitores da Paraíba. A relação de apoiamento para criação do Partido da Evolução Democrática (PED) está disponível nas 1ª e 76ª zonas eleitorais de João Pessoa.

A lista serve para que qualquer interessado impugnar os dados constantes nos formulários apresentados, no prazo de cinco dias, a contar desta segunda-feira (2), data em que o Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) publicou o edital para conhecimento público. 

Segundo dados do Sistema de Apoiamento de Partidos em Formação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PED já tem apoiadores em 12 estados e no Distrito Federal. A Paraíba é o terceiro estado em que o PED tem mais apoiadores, no total de 2286. No ranking, a Paraíba perde apenas para Pernambuco, com 38.139 apoiadores, e o Distrito Federal, com 6.909. 

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da cláusula de barreira foi aprovada na última quarta-feira (23), em primeiro turno, na Câmara dos Deputados. Para ser enviada ao Senado, a proposta ainda terá ser aprovada em segundo turno na Câmara e analisada também em dois turnos pelos senadores. 

Pela cláusula de desempenho, os partidos terão de obter nas eleições para a Câmara o percentual mínimo de 1,5% dos votos válidos, distribuídos em pelo menos um terço dos estados, com mínimo de 1% dos votos válidos em cada um dos estados; ou ter eleito pelo menos 9 deputados, distribuídos em pelo menos um terço dos estados.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.