Política

Paraibano Tárcio Pessoa tem nomeação revogada pelo governo Bolsonaro

Julian Lemos disse que o paraibano estava subutilizado pelo presidente.




Tárcio Pessoa havia sido nomeado no último dia 26 de janeiro para equipe de Bolsonaro. Foto: Francisco França

O paraibano Tárcio Pessoa, ex-secretário de Ricardo Coutinho (PSB), passou apenas oito dias no cargo de Secretário-executivo do Ministério do Turismo do governo de Jair Bolsonaro (PSL). A portaria que tornou sem efeito a nomeação foi publicada pelo ministro chefe da Casa Civil substituto, Abrahan Bragança de Vasconcellos Weintraub, no Diário Oficial da União desta segunda-feira (4).

Principal articulador da aproximação de Tárcio Pessoa com a equipe de Bolsonaro, o deputado federal Julian Lemos (PSL) disse que a saída do paraibano foi a seu pedido. Para o parlamentar,ele estava sendo subutilizado pelo governo. “Pelo currículo que ele tem, eu pensei que ele fosse para uma secretaria de governo, até mesmo um Ministério e não uma subsecretaria. Com muito respeito, sem sobejar nem fazer pouco do convite, mas para o cargo ao qual ele foi nomeador ele seria subutilizado”, comentou.

Julian Lemos lembrou que Tárcio Pessoa participou do governo de transição e colaborou ativamente com sua experiência. “Esperamos que isso seja reconhecido”, afirmou o correligionário do presidente, que afirmou já está em articulação para uma nova função para o colega paraibano no governo Bolsonaro.

A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA tentou contato com Tárcio Pessoa, mas não obteve retorno.

Posse relâmpago

Tárcio Pessoa foi nomeado no último dia 26 de janeiro. Ele começou a participar a equipe do novo presidente ainda na fase de transição de governo. Indicado pelo deputado Julian Lemos, a quem o ex-secretário classifica como “amigo de longa data”. Ele atuou junto ao grupo do ministro da Economia, Paulo Guedes, no estudo para a fusão das pastas do campo econômico.

Natural de Cuité, Tárcio Pessoa é graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba e em Administração também pela UFPB, é especialista em Gestão Fiscal, Gestão Publica e em Planos de Negócios. Foi Secretário Executivo do Fundo de Apoio ao Empreendedorismo da Paraíba – Empreender PB (2011-2014), Secretário de Estado de Finanças (2014) e Secretário de Estado de Planejamento, Orçamento, Gestão e Finanças do Governo da Paraíba (2015-2016), na gestão do ex-governador Ricardo Coutinho. Ele vinha atuando como diretor de Economia e Finanças do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).