Política


Biometria: TRE atinge 50% do eleitorado na Paraíba

Apesar disso, 20 municípios sequer começaram o cadastramento obrigatório. 




O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) comemora o marco de ter ultrapassado, nesta quinta-feira (27), o percentual de 50% de eleitores atendidos nesta última etapa do cadastramento biométrico. O prazo para revisão do eleitorado nos últimos 102 municípios paraibanos termina em março do próximo ano e até o momento apenas 32 atingiram a meta de revisar pelo menos 80% do eleitorado.

Conforme dados do TRE-PB, em cerca de quatro meses do início da campanha 1.030.201 pessoas envolvidas nessa etapa do processo, 516.240 já garantiram o direito de votar em 2018, em todo o estado.

A Justiça Eleitoral alerta aos eleitores restantes para realizar o cadastramento o quanto antes, evitando filas e outros transtornos de última hora. Nos municípios em que não há cartório eleitoral, o TRE-PB fechou parceria para instalação de postos de atendimentos. Os locais de podem ser consultados no próprio site do Tribunal. Pelo menos 20 municípios sequer começaram o cadastramento. 

O não comparecimento implicará o cancelamento do título de eleitor e sanções legais previstas no Art. 7º do Código Eleitoral Brasileiro, entre as quais o bloqueio no recebimento de vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, impossibilidade de renovação de matrícula em instituições públicas de ensino, obtenção de passaporte ou carteira de identidade e outras sanções.