Política

Biometria: 83,45% dos municípios da Paraíba não finalizou cadastramento

Cerca de 630 mil eleitores ainda precisam regularizar a situação. 




Até a manhã desta segunda-feira (26), 83,34% dos municípios paraibanos ainda não finalizou o cadastramento biométrico, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). O prazo para cadastramento termina em março de 2018, com expectativa de atingir um eleitorado de aproximadamente 1.030.201 eleitores de 102 cidades da Paraíba, mas apenas 17 atingiram a meta da Justiça Eleitoral. Em número de eleitores, ainda faltam passar pelo cadastramento eleitoral cerca de 630 mil eleitoral. 

De acordo com o painel biométrico do TRE-PB, pelo menos 30 municípios da Paraíba sequer iniciaram o cadastramento eleitoral e outros 29 ainda não concluíram mais do que a metade do número de eleitores a revisar. Em contrapartida, pelo menos 15 estão com percentual de 50 a 70% de revisão, ou seja, próximo de atingir a meta de cadastramento.

Após a conclusão desta etapa, a Paraíba terá 100% de seu eleitorado identificado através de biometria, pois aos atualmente em revisão, somam-se os municípios que passaram pelo mesmo processo em 2010 e 2016.

O cadastramento é gratuito e para ser feito é preciso apresentar comprovante de residência original do município onde o eleitor vota, documento de identidade original, certificado de apresentação ao serviço militar no caso dos eleitores homens e título de eleitor, para quem já tem. Devem se cadastrar todos os eleitores das zonas abrangidas pela revisão, inclusive os maiores de 70 anos e os menores de 18, que têm voto facultativo.