Política

Deputados ampliam cobranças pela retomada das obras no Eixo Norte

Construção deveria ter sido começada no mês de maio.




Os deputados estaduais paraibanos concluem nesta terça-feira (20) uma maratona de visitas a obras do Eixo Norte da transposição. A caravana conta com a participação de parlamentares paraibanos e representantes de entidades públicas e religiosas do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Os três estados serão os contemplados pelo projeto, cujas obras estão paralisadas desde o ano passado.
 
A programação de visitas foi iniciada nesta segunda-feira (19). Durante a manhã, a caravana esteve na Estação de Bombeamento (EBI-3), no município de Salgueiro, em Pernambuco, e seguiu até a barragem de Jati, no Ceará. À tarde, os deputados e representantes das entidades encerraram a programação com a realização da procissão de velas, seguido de um ato ecumênico, no distrito de Boa Vista, município de São José de Piranhas, na Paraíba. O ato, segundo a organização da caravana, aconteceu em forma de clamor pela conclusão das obras. 
 
De acordo com o deputado estadual Jeová Campos, um dos coordenadores da Frente Parlamentar das Águas, o objetivo da visita é chamar a atenção das autoridades para a continuação das obras. “O objetivo da mobilização é destravar a paralisação causada por problemas judiciais. Os serviços estão paralisados há mais de um ano e os sertanejos precisam rapidamente de uma solução”, comentou. 
 
As obras do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco deveriam ter sido iniciadas no mês passado, após a conclusão do processo licitatório. Isso não correu porque uma das empresas descartadas no certame recorreu à Justiça. 
 
O padre Djacy Brasileiro, um dos integrantes já conhecidos pela luta contra de seca no Sertão, também participou da visita e ressaltou a necessidade de conclusão da obra. “Constatamos uma obra totalmente paralisada e isso nos preocupa muito, porque a água é fonte de vida. Precisamos continuar lutando por este projeto, até sua conclusão”, disse. 
 
Nesta terça-feira (20), a caravana visitou pela manhã o município de Paus dos Ferros, no Rio Grande do Norte e encerrará a agenda em Caicó, onde será lançada uma carta assinada por todos os participantes e encaminhada ao Ministério da Integração e Supremo Tribunal Federal (STF). 
 
Também participaram das visitas ao Eixo Norte – os deputados paraibanos, Guilherme Almeida, Trocolli Júnior, Janduhy Carneiro, Galego Souza, Nabor Wanderley, e outros parlamentares do Rio Grande do Norte, além do bispo das dioceses de Cajazeiras e Caicó, e o presidente da OAB da Paraíba e membros de sindicatos.