Política


TSE retoma julgamento da chapa Dilma-Temer; acompanhe ao vivo

Ação foi retomada na manhã desta quinta-feira com análise das preliminares. 




O pleno do Tribunal Superior Eleitoral iniciou na manhã desta quinta-feira (08) o terceiro dia de julgamento que analisa o pedido de cassação da chapa formada por Dilma Rousseff e Michel Temer, reeleitos para a Presidência da República em 2014. A sessão de hoje será retomada para a conclusão das preliminares e, em seguida, o voto do relator. A sessão pode ser assistida pelo canal oficial do TSE no YouTube ou pela TV Justiça. 

 

Até o momento, o ministro Herman Benjamin apresentou o relatório, acusação, defesa e Ministério Público apresentaram suas razões e os ministros analisaram sete preliminares.

A sessão da qurata-feira (6) foi encerrando após a análise das preliminares (questionamentos das defesas sobre a regularidade do processo). Todas contestam a validade dos depoimentos de executivos da Odebrecht ao TSE. 

A expectativa é que a sessão deste quinta-feira dure o dia todo. O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, disse que vai conversar com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, sobre o cancelamento da sessão do STF para que os ministros permaneçam no julgamento da chapa Dilma-Temer. O julgamento deve se estender até a sexta-feira (9) e, se necessário, também no fim de semana.

Ação

Após as eleições de 2014, o PSDB entrou com a ação pedindo a cassação da chapa Dilma-Temer, e o TSE começou a julgar suspeitas de irregularidade nos repasses a gráficas que prestaram serviços para a campanha eleitoral de Dilma e Temer. Recentemente, Herman Benjamin decidiu incluir no processo o depoimento dos delatores ligados à empreiteira Odebrecht, investigados na Operação Lava Jato. Os delatores relataram que fizeram repasses ilegais para a campanha presidencial.