Política

Fórum de Reitores debate governança pública no ensino superior em CG

UEPB sedia evento e abertura acontece nesta quarta (31), às 20 horas, no Auditório do Fórum da Justiça Federal.  




Leonardo Silva
Leonardo Silva
Reitor da UEPB, Rangel Junior diz que universidades enfrentam momentos difíceis por decorrência da ausência de recursos financeiros

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) sedia a partir desta quarta-feira (31) até o próximo sábado (3), a 60ª edição do Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). O evento terá como tema central “Governança pública: transparência e controle social na gestão do Ensino Superior”.

No encontro, serão ministradas palestras, promovidos debates e realizada a Reunião do Conselho Pleno da ABRUEM que contará com a presença de reitores das universidades estaduais e municipais de todo o Brasil associadas à entidade, além de professores e do presidente da Associação, Professor Aldo Nelson Bona. Dentre os assuntos que serão debatidos no Fórum estão: “Proposta de criação de novas câmaras técnicas”, “Universidade: história, atualidade e gestão”, “Experiências das IES da Abruem”, entre outros.

Momentos difíceis

Participam do Fórum os gestores das 45 instituições de ensino superior afiliadas à Abruem. O tema central do evento, segundo o reitor Aldo Nelson Bona (Unicentro – Universidade Estadual do Centro-Oeste), presidente da Abruem, é bastante oportuno e atual, tendo em vista as investidas do poder público contra as instituições de ensino superior públicas brasileiras. “Por todo o país, temos desdobramentos de uma mesma causa: a falta de destinação de recursos para as nossas instituições de ensino superior”, explica Bona.

Momentos difíceis que, em muitos casos, levaram à interrupção – não por vontade das instituições, mas decorrentes da ausência de recursos financeiros e, em determinadas situações, de recursos humanos – de serviços que beneficiam sobretudo a parcela mais carente da população. Por isso, a necessidade, segundo o professor Rangel Junior, reitor da UEPB, de se “discutir uma gestão pública que seja transparente já que os mais afetados são os cidadãos que formam nosso corpo social”.

A programação do 60º Fórum contempla palestras com convidados externos como o conselheiro e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), Fábio Nogueira; e o diretor de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania, do Ministério da Educação (Secadi/MEC), Daniel Ximenes. Também serão discutidos assuntos ligados ao dia a dia da Associação, como a criação de novas Câmaras Técnicas, bem como das Universidades, a exemplo da adesão ao Universia.

Programação completa

31 de maio de 2017 – Quarta-feira:

20h – Solenidade de Abertura
Local: Auditório do Fórum da Justiça Federal.

1º de junho de 2017 – Quinta-feira:

9h – Palestra “Transparência pública e controle social no exercício da cidadania”, com Fábio Nogueira (conselheiro e ex-presidente TCE-PB)
10h30 – Mesa 1 “Experiência das IES da Abruem (com Unesp, UERN, Udesc, UPE)
12h – Assinatura de Acordo de Cooperação com a Universia
14h – Palestra “Gestão Pública Universitária sob a égide dos Direitos Humanos”, com Daniel Ximenes (diretor de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania – Secadi/MEC)
15h30 – Mesa “Proposta de Criação de Novas Câmaras Técnicas”, com Regys Odlare Lima de Freitas (reitor UERR), Francisco de Assis Carvalho Arten (reitor Unifae), Aldo Nelson Bona (reitor Unicentro e presidente Abruem)
17h00 – Reunião do Conselho Pleno da Abruem
20h30 – Jantar de Confraternização

02 de junho de 2017 – Sexta-feira:

9h – Palestra “Universidades Estaduais e Municipais: sustentabilidade e financiamento (Estados/Municípios/União)”, com Adélia Carvalho de Melo Pinheiro (reitora Uesc e vice-presidente Abruem)
10h30 – Palestra “Gestão de CT&I nas Universidades: agências de inovação e interfaces necessárias”, com Francilene Garcia (presidente Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação – Consecti)
14h – Palestra “Parcerias pela Comunicação Pública e Educativa nas Universidades”, com José Brito Cunha (diretor de distribuição geral do Canal Futura)
14h45 – Palestra “Rede Metro no Brasil e a parceria indispensável das Universidades com a RNP”, com Beatriz Zoss (gerente de relacionamentos da RNP) e Nelson Simões (diretor geral da RNP)
16h – Mesa 2 “Experiências das IES da Abruem” (com UENP, UEFS, UEG, UEPB)
18h – Encerramento Oficial

03 de junho de 2017 – Sábado

Atividade Cultural