Política


“Já recebemos um alto salário, ter carro locado é um luxo”, diz deputado

Artur Filho defende proibição de locação de carros pela Assembleia Legislativa.




Assessoria/ALPB
Assessoria/ALPB

O deputado estadual Artur Cunha Lima Filho (PRTB) apresentou um Projeto de Resolução, que pretende render discussão. A medida trata-se de uma probição à locação ou aquisição de veículos próprios destinados aos gabinetes dos 36 parlamentares com mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Segundo ele, a matéria visa contribuir com a adequação da ALPB à atual realidade que o país vive, de forte recessão econômica.

“Estamos propondo acabar com a locação de carros pela Assembleia, porque precisamos entender o momento de crise que estamos vivendo. Essa política tem que ser mudada. Um servidor comum, por exemplo, não tem esse direito e porquê nós, que já recebemos um grande salário para exercer o mandato, precisamos desse luxo, de ter carro locado quando a própria verba indenizatória já dispõe de recursos suficientes para que possa ter direito a locar um carro. Nada mais ético do que fazermos esse corte”, pontuou.

O deputado alega que o projeto prevê o cancelamento dos contratos de locação ou aquisição de veículos em vigor, no entanto, permite que a Presidência e a segurança da ALPB mantenham carros pertencentes a locadoras. “A Presidência representa um Poder legalmente constituído e precisa ter representatividade, então o deputado que, por ventura, esteja ocupando a Presidência precisa de um veículo para si e para a sua segurança”, explicou.

Um dos objetivos do projeto é gerar economia de gastos públicos, contudo, o autor da matéria não soube informar a imprensa quanto a Casa de Epitácio Pessoa gasta atualmente com a locação de veículos e nem quantos são os carros alugados a disposição dos deputados. A reportagem do Jornal da Paraíba procurou a Diretoria de Comunicação da ALPB para obter estas informações, mas até o fechamento desta matéria não havia recebido estes dados.

“Não sei quem tem carros locados na Assembleia, o que sei é que tem veículos alugados na Presidência da Casa e acredito que deputados líderes e integrantes da mesa também tenham. Mas isso precisa acabar”, frisou Artur Filho.

Alguns deputados já se manifestaram favoravelmente ao projeto. Entre eles, João Bosco Carneiro Júnior (PSL), que confirmou ter um carro locado a disposição pelo exercício do cargo de 1º vice-presidente da ALPB. “Havendo a necessidade de redução de despesas, concordo com o projeto, pois, cada gabinete da Assembleia já dispõe de uma verba de indenização que prevê já esse tipo de despesa e possibilita a contratação de veículos para remoção dos deputados”, disse.