Política


Filhas seguem exemplos das mães na Política da Paraíba

Daniella Ribeiro se inspira na ex-prefeita de Pilar, Virgínia Veloso, e Olenka, em Wilma Maranhão. 




Divulgação
Divulgação
Camila Toscano se inspira na ex-prefeita de Guarabira, Léa Toscano

No universo político, são incontáveis os exemplos de pais que influenciaram os filhos a se tornarem agente públicos. Na Paraíba, há vários casos de mães que são referência para as filhas. Um exemplo é a deputada estadual Daniela Ribeiro (PP).

Além do pai, o ex-prefeito, ex-deputado e atual vice-prefeito de Campina Grande, Enivaldo Ribeiro, Daniella tem como inspiração política a sua mãe, Virgínia Veloso Ribeiro, que foi prefeita por dois mandatos do município de Pilar, na Zona da Mata paraibana.

“Ela me inspira pela forma que se preocupa e cuida das pessoas, incansável para fazer uma boa política, independente de ter cargos ou não. Ela é uma mãe para nós e para quem chega perto dela”, sublinha a deputada.

Se Daniella segue os passos da mãe, o mesmo ocorre com o seu filho, o vereador campinense Lucas Ribeiro (PP). “Que ele seja simplesmente quem ele é. Ter princípios e temor a Deus. Amor ao que faz, comprometimento com o que assume. Não interfiro em nada. Ele tem a personalidade dele. E isso é o que mais admiro. Trocamos ideias, ele me acrescenta e eu a ele. Mas sempre respeitando o ponto de vista se cada um”, explica Daniella.

Por sua vez, Lucas revela que cresceu vendo e acompanhando seu avô Enivaldo nas suas campanhas. “Ele sempre foi o referencial de política na nossa família. Nunca pensei em ingressar na vida pública até que em 2004 minha mãe entrou na politica e começou a desempenhar um trabalho admirável e inspirador que vem fazendo ate hoje. Foi onde nasceu o meu desejo de participar e atuar na vida pública”, justifica Lucas Ribeiro.

Wilma e Olenka

A atual secretária do Trabalho de João Pessoa, a ex-deputada Olenka Targino Maranhão (PMDB), se inspirou na mãe, Wilma Targino Maranhão, ex-prefeita de Araruna, no Curimataú paraibano. Ela acompanha a mãe desde a luta contra a ditadura militar.

Em 1976, Wilma foi eleita prefeita de Araruna, partido de oposição ao governo militar. Ressalta que foram anos duros e muita luta pela democracia. “Ela sempre foi uma mulher muito forte, que sempre me deixou orgulhosa de ser filha dela”, diz Olenka. Wilma, que foi prefeita de Araruna de 2009 a 2016, também é referência para o filho, o deputado federal Benjamin Maranhão (SD).

Camila e Léa

Em Guarabira, no Brejo da Paraíba, não somente a figura paterna inspirou a carreira dos filhos, mas também a das mães. A deputada estadual Camila Toscano (PSDB), teve influência do pai, o prefeito Zenóbio Toscano, e de sua mãe, Léa Toscano, que foi a primeira mulher a ser eleita e reeleita prefeita de Guarabira.


Ainda em Guarabira, outra mãe inspiradora foi Fátima Paulino (PMDB), que sucedeu Léa Toscano na prefeitura e governou a cidade por dois mandatos. Fátima e o marido, ex-governador Roberto Paulino, tiveram influência significativa na carreira do filho, o deputado estadual Raniery Paulino (PMDB).

Matriarca no Cariri


A matriarca da família Almeida Andrade no Cariri é seguida pela filha a neta na política. Trata-se de Severina de Almeida Andrade, mais conhecida como Birina. Ela exerceu sete mandatos de vereadora entre Boqueirão e Barra de Santana, que emancipou-se de Boqueirão na década de 90. A filha de Birina é Ivonete Ludgério (PSD), atual presidente da Câmara Municipal de Campina Grande. Ela está no quarto mandato. .

Além da filha, Birina também é seguida pelo filho, Manoel Andrade, que já foi vereador, vice-prefeito e prefeito de Boqueirão, bem como vice e prefeito de Barra de Santana. Por sua vez, a atual prefeita de Barra de Santana, Cacilda Andrade, é nora de Birina.

A nossa mãe é nossa guia, nossa inspiração maior e exemplo maior de mulher pública comprometida com o desenvolvimento econômico com Justiça social”, ressalta Ivonete.