Política

Ministério assina contrato para obras do Eixo Norte da transposição

Informação foi confirmada por Helder Barbalho ao senador Cássio Cunha Lima. 



O ministro Helder Barbalho, da Integração Nacional, comunicou ao senador Cássio Cunha Lima (PSDB) que vai assinar, ainda nesta quinta-feira (20), o contrato com o consórcio que vai retomar as obras do Eixo Norte da Transposição das Águas do Rio São Francisco. O projeto vai beneficiar cidades do alto Sertão da Paraíba e do Ceará. Cássio disse que o governo federal se comprometeu a assinar a ordem de serviço nos próximos dias.

Orçada em R$ 516,8 milhões, a obra erá executada pelo consórcio EMSA-SITON. A expectativa do Ministério da Integração é de que os trabalhos sejam retomados ainda este mês, com as águas do São Francisco podendo correr pelo canal até o fim deste ano.

Cássio comemorou a retomada da obra. Para o senador tucano, o governo federal prova, mais uma vez, que o projeto de Integração do Rio São Francisco é uma prioridade para garantir a maior oferta de água para a população do semiárido nordestino. “E para atender a esse compromisso, os serviços nas obras foram intensificados nos últimos meses”, comentou. 

O tucano lembrou que, quando totalmente finalizado, mais de 12 milhões de pessoas em Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte contarão com o abastecimento regular. Serão beneficiados 390 municípios nesses estados. “Só quem é nordestino e sofreu na pele as dificuldades da falta d’água pode avaliar a importância desse gesto”, completou. 

>>> Transposição: construtora abandona Eixo Norte