Política

Comunidade universitária escolhe novo reitor da UFCG

Quatro candidatos disputam reitoria nesta quarta-feira. 



Reprodução/TV Paraíba
Reprodução/TV Paraíba
Colégio eleitoral é formado por 17.110 alunos, 1.394 técnicos e 1.514 professores

A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) escolhe nesta quarta-feira (30) o futuro reitor e vice-reitor para o quadriênio 2017-2020. Quatro candidatos disputam a reitoria: Vicemário Simões, Marcos Vinicius Lia Fook, Rosilene Montenegro e Kennedy Guedes.

O "colégio eleitoral" de 17.110 alunos, 1.394 técnicos e 1.514 professores poderá optar de forma uninominal - podendo escolher postulantes aos cargos de chapas diferentes - das 8 às 21 horas, em todos os sete campi da universidade. Para votar, será exigido um documento com foto para identificação.

Para a comunidade do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), ocupado por estudantes contrários às propostas de emenda constitucional em trâmite, as urnas serão instaladas no Núcleo de Extensão (Next) no centro de Sumé.

As apurações serão realizadas nos locais de votação e consolidas em Campina Grande. A previsão da Comissão Especial - instituída pelo Colegiado Pleno para conduzir o processo de consulta à comunidade universitária - é de que o resultado seja divulgado na madrugada da quinta-feira, dia 1º. Caso necessário, o segundo turno será realizado no dia 14 de dezembro.

Proporcionalidade

O processo de escolha será realizada de forma proporcional, cabendo aos servidores docentes o peso de 70% e servidores técnico-administrativos e estudantes 15%, cada, seguindo a Lei das Diretrizes Básicas da Educação.

Chapas

1 - UFCG: Experiente e Renovada (Vicemário Simões e Camilo Farias);
2 - Criar e Renovar: UFCG para Todos (Marcos Vinicius Lia Fook e Luciênio Teixeira)
3 - Muda UFCG (Rosilene Montenegro e Alecksandra Vieira),
4 - UFCG Novos Rumos (Kennedy Guedes e Luis Henrique Hermínio)