Política

José Carlos da Silva Júnior recebe Ordem do Mérito Industrial da CNI

Entidade ressalta trabalho de empresário pelo desenvolvimento da Paraíba.



Divulgação/CNI
Divulgação/CNI
Ricardo Carlos, Buega Gadelha e José Carlos da Silva Júnior com empresários homenageados

O diretor-presidente do grupo São Braz, José Carlos da Silva Júnior, foi homenageado nesta terça-feira (29), em Brasília, com a Ordem do Mérito Industrial, a mais importante condecoração da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A solenidade foi realizada no Salão de Eventos da CNI e também homenageou mais seis empresários. São eles: Aniceto Wanderley, Antônio Thiago Gadelha Simas Neto, Eugênio Odilon Ribeiro, Ferdinando Sheffer Júnior, Hélio de Moura Melo Filho e Roberto Proença Macedo.

A indicação da condecoração de José Carlos foi feita pela Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), representada na solenidade pelo presidente, Francisco Benevides Gadelha. O empresário Ricardo Carlos, filho do homenageado, também participou da solenidade.

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, explicou que a indústria brasileira outorgou sua comenda maior a sete reconhecidos empresários que, ao longo de suas vidas, se destacaram com relevantes contribuições à modernização, inovação e expansão de seus setores.

Por sua vez, Francisco Gadelha destacou que a homenagem é um reconhecimento ao trabalho que José Carlos da Silva Júnior realizou em prol do desenvolvimento econômico da Paraíba ao longo de várias décadas.

Medalha

Em 58 anos, apenas um seleto grupo de personalidades e empresários recebeu a comenda, entre os quais se destacam os ex-presidentes Juscelino Kubitschek, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula Da Silva; além do ex-vice-presidente José de Alencar e dos industriais Jorge Gerdau, Antônio Ermírio de Moraes e Ivo Hering.

Homenageado

Paraibano, nascido em Campina Grande, José Carlos da Silva Júnior foi vice-governador do Estado da Paraíba, senador da República, e presidente, por dois mandatos, da Associação Brasileira das Indústrias de Café. Duas de suas principais características como industrial sempre foram: ousadia e a criatividade e, com este espírito empreendedor, foi um dos primeiros empresários brasileiros a explorar as possibilidades da tecnologia de extrusão de alimentos.

Também, desenvolveu uma tecnologia própria para a produção da farinha de milho flocada, que revolucionou o mercado do nordeste nos anos 70, e conquistou o respeito internacional de grandes fabricantes de equipamentos.

Com empresas nascidas da sua atividade industrial, o empresário, atual Diretor-Presidente do Grupo São Braz, construiu uma sólida estrutura na qual estão integradas as empresas: Indústria - São Braz; Franquia - São Braz; TV Paraíba; TV Cabo Branco; Cabo Branco FM; CBN João Pessoa; Jornal da Paraíba e as concessionárias Brazmotors, Autobraz, AutoVia, Brazauto e Araguaia.