Política

Câmara Municipal de João Pessoa comemora 69 anos

 Solenidade reuniu vereadores, ex-parlamentares e autoridades. 



A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou na tarde desta quinta-feira (17) solenidade comemorativa dos seus 69 anos. Vereadores em exercício, ex-parlamentares, vereadores eleitos para a próxima legislatura e funcionários da entidade, além de representantes da sociedade civil e organizada participaram do evento, que ocorreu no Plenário Senador Humberto Lucena, sede do legislativo municipal.

Em seu discurso, o presidente da CMJP, Durval Ferreira (PP), agradeceu o empenho dos atuais vereadores e dos que já passaram pela Casa. Ele também reverenciou os futuros parlamentares da CMJP e agradeceu a contribuição diária dos servidores para o funcionamento do Legislativo. “Temos convicção de que todos os que passaram ou passarão pela Câmara contribuem para que nossa cidade continue sendo acolhedora, com boa qualidade de vida, sustentável e com boa infraestrutura no tocante aos serviços, equipamentos culturais e de lazer”, afirmou Durval Ferreira.

Representando os vereadores, Lucas de Brito (PSL) falou da contribuição que todos ligados à Casa, funcionários e vereadores, podem dar ao Legislativo. “Isso nos chama a uma responsabilidade que não se resume ao ofício de apenas produzir leis para o Município, mas de fiscalizar os assuntos da Capital, de representar a população desta cidade, como tantos outros. A CMJP está de parabéns, pois a cada dia se encontra mais democrática, mais dinâmica e mais sintonizada com os interesses do povo de João Pessoa”, destacou.

Todos presentes assistiram a um vídeo no qual foi apresentada a história da CMJP, contendo imagens do acervo da Casa e depoimentos de lideranças políticas que iniciaram sua trajetória no Parlamento Pessoense. Dentre os presentes, os vereadores eleitos Damásio Franca Neto (PP) e Eduardo Carneiro (PRTB), além dos ex-vereadores Mário Cahino e Pedro do Caminhão.

História da Casa 

A CMJP é uma entidade antiga, herdada dos colonizadores portugueses. Embora haja referências quanto à sua existência em documento datado de 1589, há um considerável vazio no que se refere à vida institucional da Câmara até 1947. Por isso, considera-se este ano como o de sua reinstalação.

Era uma sexta-feira, 14 de novembro, quando nas proximidades do Pavilhão do Chá – localizado na Praça Venâncio Neiva, no Centro de João Pessoa – ocorria uma festa cívica de reencontro da cidade com a democracia. Convocados pela Justiça Eleitoral, tomaram posse no pavimento térreo do prédio da Sociedade de Medicina – local em frente ao atual prédio-sede da CMJP, atual anexo da Casa – todos os vereadores eleitos em 3 de outubro de 1946, tendo a população como testemunha.

A Casa Napoleão Laureano é um importante órgão no processo de representação popular, para o qual os vereadores são eleitos diretamente pelos habitantes da cidade, através do sistema de voto proporcional dos partidos políticos.