Política

76% dos brasileiros escolheriam Hillary Clinton se votassem nos EUA

No Brasil Trump obteve um percentual de 11%, abaixo da média de 25% da população global.



Divulgação/Conecta
Divulgação/Conecta
Resultado deixa o Brasil bem acima da média mundial de Hillary

As eleições presidenciais nos Estados Unidos acontecem nesta terça-feira (8). Os americanos vão escolher entre a democrata Hillary Clinton, e o republicano Donald Trump. Durante a campanha diversas polêmicas envolveram a corrida presidencial: declarações machistas e xenofóbicas de Trump, e documentos vazados pelo WikiLeaks complicaram Hillary. As últimas pesquisas antes das eleições apontam um empate técnico, Hillary e Trump apareciam ambos com pouco mais de 46%.

E se os brasileiros votassem nos Estados Unidos? Uma pesquisa feita pelo CONECTA em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN) mostra que 76% dos internautas brasileiros escolheriam Hillary Clinton se fossem votar na eleição presidencial norte-americana.

A pesquisa ouviu 44.194 pessoas, em 45 países, entre agosto e setembro. No Brasil foram entrevistados 1.000 internautas entre os dias 10 e 26 de agosto. O resultado deixa o Brasil bem acima da média mundial de Hillary, já que 59% declaram que votariam na candidata democrata. Já em relação à Trump, o Brasil fica abaixo da média da pesquisa: enquanto 25% da população global votaria no republicano, no Brasil esse percentual cai para 11%.

Interferência do EUA no Brasil


Na pesquisa também foi perguntado qual é o impacto do presidente norte-americano no que acontece no Brasil. Independente da preferência por candidato, 82% no Brasil e 69% na média mundial consideram alto o impacto que a eleição presidencial nos Estados Unidos terá no restante do mundo.