Política

Durval critica articulação do PSDB para presidência da Câmara de JP

Tucanos reivindicam a Mesa como retribuição à fidelidade a Cartaxo. 



O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Durval Ferreira (PP), criticou as articulações feitas pelos vereadores tucanos reeleitos para assumir seu o posto a partir de fevereiro de 2017. Nesta quarta-feira (5), a vereadora Eliza Virgínia (PSDB) reivindicou que o PSDB fique com a presidência da Casa como retribuição à fidelidade ao prefeito Luciano Cartaxo (PSD), sobretudo em seu projeto de reeleição. O nome mais cotado seria o do vereador Marcos Vinícius (PSDB), que foi secretário municipal de comunicação e tem trânsito livre entre as bancadas de situação e oposição.

Durval disse que não há legitimidade na reivindicação de Eliza Virgínia, já que ele também abriu mão de seus projetos políticos, inclusive de disputar a vice na chapa de reeleição de Cartaxo para assegurar o apoio do PMDB. “O prefeito não prometeu essa vice a ninguém”, questionou. 

Com planos de assumir um sexto mandato como presidente da Câmara Municipal, Durval Ferreira disse Cartaxo deve se reunir ainda nesta semana com a futura nova bancada governista para acertar os ponteiros. A sua tese é de união para que eles não permitam que a oposição acabe emplacando um nome. O nome do vereador eleito Léo Bezerra (PSB), mais eleito nas urnas este ano, seria um dos cotados na ala oposicionista. “Cartaxo vai ter uma conversa com a bancada para definir umas estratégias. O que ele não pode é perder essa mesa”, comentou. 

Apesar de jogar para o prefeito a responsabilidade pela harmonia da bancada, Durval adiantou para os candidatos governistas que para derrubá-lo terão convencer os 15 vereadores que já anteciparam que votam nele. “Cabe ao prefeito fazer essa negociação com eles três. Mas acredito que dentro do PSDB já tem um que vota em mim”, afirmou.  

O vereador Luís Flávio (PSDB) foi um dos que afirmou nesta quarta-feira que não vê empecilhos na manutenção de Durval como presidente da Câmara Municipal.