Política

52% dos prefeitos conseguiram se reeleger na Paraíba

O Estado lidera no Nordeste e foi quinto no ranking do país. Levantamento é da CMN.



Reprodução/TV Cabo Branco
Reprodução/TV Cabo Branco
Luciano Cartaxo, em João Pessoa, e Romero Rodrigues, em Campina Grande, estão na lista dos prefeitos reeleitos

Apenas 52% dos candidatos a prefeito que tentaram a reeleição na Paraíba, no pleito deste ano, conseguiram a reeleição. De acordo com levantamento realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um total de 56 prefeitos conseguiram se eleger para um novo mandato. Com o resultado, a Paraíba foi o estado do Nordeste e o quinto do país com o maior número de prefeitos reeleitos.

Na Paraíba, pelo menos 108 candidatos buscavam a reeleição, mas apenas 56 obtiveram êxito nas eleições do último domingo (2), dentre eles o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), e Romero Rodrigues (PSDB), que encerraram a disputa sem a necessidade de ir para o segundo turno. Na outra ponta, dentre os que perderam estão o prefeito de Bayeux, Expedito (PSB), de Sousa, André Gadelha (PMDB), de Cajazeiras, Denise (PSB). 

No ranking nacional, o estado com a maior quantidade de prefeitos reeleitos é Minas Gerais (166), seguido de São Paulo (114), Rio Grande do Sul (96) e Paraná (89). Atrás da Paraíba no ranking nordestino estão a Bahia (54), Piauí (48), Maranhão (37), Rio Grande do Norte (36), Ceará (27), Pernambuco (27), Alagoas (15) e Sergipe (15).  

O levantamento faz parte de uma série especial produzida pela entidade para acompanhar as eleições municipais 2016 e apresenta também o número por partido. Encabeçam a lista o PSB que conseguiu eleger 52 prefeitos, seguido pelo PMDB (29), PSD (25), DEM (16), PR (12), PDT (8), PP (5), PSC (3), PMN (1), PRB (1) e PT (1). O PV, SD, PcdoB, PEN, PHS, PMB, PPL, PPS, PROS, PRTB