Política

TRE-PB impugnou 140 candidaturas na Paraíba

De acordo com a Justiça Eleitoral, 120 candidatos a vereador e 20 a prefeito tiveram votos anulados.



De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (3) pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), 140 candidatos tiveram as candidaturas impugnadas para as eleições deste ano em todo o Estado.

A relação do órgão mostra que 120 dos 10.859 postulantes a vereador e 20 dos 1.138 candidatos a prefeito foram barrados pela Justiça Eleitoral por irregulades em seus registros.

Os municípios com o maior número de candidaturas impugnadas foram Guarabira e Monteiro, com, respectivamente, 17 e nove candidatos com votos anulados pelo TRE-PB.

Já as cidades de João Pessoa, o maior colégio eleitoral do Estado, e Campina Grande, tiveram, respectivamente, quatro e sete candidatos barrados nestas eleições.

Conforme a Justiça, mesmo que os candidatos tenham recebido votação suficiente para serem eleitos, os votos podem somente ser contabilizados se forem aprovados pelo TRE-PB.

Além disso, os votos anulados não são computados para a legenda, ainda que a decisão no processo de registro só transite em julgado após o pleito. Embora não sejam contabilizados, os votos de candidatos nessa situação ficam armazenados separadamente e podem ser consultados.