Política

Site 'Eu Fiscal' lança ferramenta para eleitores de Campina Grande

'Nossos Vereadores' tem informações uteis sobre o funcionamento da Câmara. 



 Empoderar o cidadão na sua relação com o poder público é um dos objetivos do site 'Eu Fiscal, lançado pelo JORNAL DA PARAÍBA, em parceira com o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Assim, para ajudar os eleitores de Campina Grande, na reta final para as eleições, foi lançada nesta terça-feira a plataforma “Nossos Vereadores, Campina Grande: Quem são, o que fazem, do que se alimentam e como nos representam”.

A ferramenta permite consultar diversas informações sobre a Câmara Municipal de Campina Grande como a atual composição da Casa, os salários dos vereadores, levantamento das proposições, moções e legislações, a produtividade por mês e ano do mandato, além de questionamentos sobre a constante mudança de partido pelos vereadores e o porquê das saídas de titulares para entrada de reservas. 

As informações são uteis especialmente porque o site da Câmara Municipal foi retirado do ar , inclusive dados públicos exigidos pela lei da transparências, como gastos e folha de pessoal, sob o argumento de que as publicações pudessem ser interpretadas como propaganda política pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

O projeto, fruto de um Hackfest promovido em parceria pelo Laboratório Analytics da UFCG, Ministério Público da Paraíba e Rede Paraíba de Comunicação, foi criado por Antônio Ricardo Jr, Ariadnée Abreu, Augusto Queiroz, Carla Borba, Célio Barros Filho, Nazareno Andrade e Taciano Morais Silva, com a ajuda de colaboradores.

Os dados usados na construção do site são principalmente obtidos do Sistema de Busca de Documentos da Câmara Municipal de Campina Grande e do Repositório de Dados Eleitorais do TSE, bem como do Censo de 2010 (IBGE), do Regimento Interno da Câmara e de notícias em geral sobre os vereadores e sobre Campina Grande.