Política

Conselho Universitário define calendário para eleição de reitor

Inscrição de chapas começa no dia 26 deste mês. Escolha será novembro.



Leonardo Silva
Leonardo Silva
Comunidade se prepara para eleger novo reitor e vice da UFCG

Aprovados nesta quinta-feira, dia 15, o edital de convocação e o calendário do processo de consulta à comunidade universitária para escolha do reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para o quadriênio 2017-2020.

As propostas da Comissão Especial que coordenará a consulta - apresentadas pelo seu presidente, Manassés Agra - foram aprovadas por unanimidade pelo Colegiado Pleno do Conselho Universitário.

O período de inscrições das candidaturas será de 26 a 30 deste mês, com o período de campanha oficial (realização de debates e reuniões públicas, entre outras ações regulamentadas pela comissão especial) se realizando de 3 de outubro a 27 de novembro.

A consulta para reitor e vice-reitor, em chapas nominais, será realizada no dia 30 de novembro. E, caso necessário, o segundo turno acontecerá no dia 14 de dezembro. A homologação do resultado e a elaboração da lista tríplice para encaminhamento ao Ministério da Educação (MEC) acontecerão, provavelmente (caso haja segundo turno), no dia 19 de dezembro.

O processo de escolha será realizada de forma proporcional, cabendo aos servidores docentes o peso de 70% e servidores técnico-administrativos e estudantes 15%, cada, seguindo a Lei das Diretrizes Básicas da Educação.

O contingente "eleitoral" é de 17.497 alunos, 1.399 técnicos e 1.520 professores - que, ponderados, representam 1.064 votos docentes e 228 técnicos e 228 discentes, com dados levantados no último dia 24 de agosto. O calendário de debates será discutido com os representantes das chapas homologadas.