Política

Grupo vai bombardear emails dos vereadores cobrando transparência

Ação do Minha Jampa ganhou corpo após matéria do Jornal da Paraíba sobre falta de trânsparência nas atividades parlamentares na Casa.



A insatisfação com a falta de transparência das atividades na Câmara Municipal de João Pessoa levou o grupo Minha Jampa, uma rede de ação e ativismo político apartidária, a lançar a mobilização “27 vereadores e 1 segredo!”.  A estratégia é bombardear a caixa de e-mails dos vereadores com mensagens para pressionar por mudanças. Para facilitar a ação, o Minha Jampa disponibilizou nesta terça-feira (13) um site para que o cidadão colabore, fazendo a sua parte.

Um dos fundadores do Minha Jampa, Sérgio Aires, explicou que a proposta surgiu diante da falta de divulgação das votações na Câmara Municipal e ganhou corpo após reportagem veiculada pelo JORNAL DA PARAÍBA que retratava a falta de transparência da atividade parlamentar na Casa.

Sérgio Aires destacou que embora o Regimento Interno da Câmara Municipal de João Pessoa determine que os resultados das votações sejam anunciados pelo presidente, isso não vem ocorrendo no legislativo municipal da capital. “Pretendemos aproveitar a reta final de campanha, onde eles provavelmente querem pagar de bonzinhos e trabalhadores, para pressioná-los”, afirmou. 

Dentre as metas está saber os votos dos projetos de Lei apresentados na Casa, ter acesso à publicação em ata e na internet da qualidade/quantidade dos votos e que a Câmara reveja seu Regimento Interno para se adaptar à transparência exigida por Lei. “Queremos saber quem e como votam. Afinal, como escolher nossos representantes sem saber se eles nos representam?”, afirmou Aires. 

Como participar

Para colaborar com a ação do Minha Jampa basta entrar no site. Na página há uma área específica onde é possível selecionar o vereador que você deseja pressionar. Em seguida, preencha os espaços de e-mail, nome e sobrenome e clique em pressionar. Já há alguns textos de e-mails pré-aprovados que podem ser utilizados pelo colaborados. 

O cidadão ainda pode aproveitar a visita ao site para ter informações sobre quem são os vereadores e quantos mandatos estão na Câmara, além de curiosidades como o número da participação feminina, salários e benefícios dos vereadores. Bem como leis em destaques que estão sendo acompanhadas pela Minha Jampa. 

Audiência sobre Transparência na CMJP

No compasso dessa campanha, o Minha Jampa vai aproveitar a realização de uma audiência pública, nesta quinta-feira (15), sobre a falta de transparência do legislativo municipal para cobrar soluções. O debate será realizado no plenário da Câmara Municipal, a partir das 15h, e deve contar com a participação de figuras como a presidente da ONG Soma Brasil, Karine Oliveira.

A audiência foi proposta pelo vereador Marco Antônio (PHS), que destacou a importância da realização da sessão. “É de importância fundamental para sociedade pessoense, oportunizará o debate de todas as questões que envolvem esse tema tão relevante”, justificou.

O evento é aberto ao público e toda população pode e deve participar, contribuindo com ideias, sugestões e soluções para as problemáticas trazidas em plenário pelos parlamentares de João Pessoa.

Quem são

O Minha Jampa surgiu há menos de dois meses tem como função promover ações que pressionem o poder público a agir em benefício de João Pessoa. A rede tem apoio do Laboratório Analytics, um espaço de formação, pesquisa e inovação em ciência de dados na UFCG. 

O grupo faz parte da Rede Nossa, que conta com mais de 300 mil membros e já conseguiu vários feitos através do engajamento da população da cidade. Em São Paulo, o Minha Sampa conseguiu abrir a Avenida Paulista aos domingos, instaurar a de Janeiro. Em Recife a rede fez com que a prefeitura construísse 5,5km de ciclovias na zona urbana da cidade.