Política

'Maratona por Mudanças' do IV HackFest segue até o domingo

Maratona é dividida em duas trilhas com os temas de leis e tecnologia.




Segue até o domingo a ‘Maratona por Mudanças’ do ‘IV HackFest + Virada Legislativa – Por uma sociedade Politicamente Participativa’, que acontece Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, em João Pessoa. Na primeira chamada, foram selecionados 250 maratonistas, que já estão participando de um fórum online, sob a coordenação do professor Nazareno Andrade, do Laboratório Analytics da Universidade Federal de Campina Grande. Os maratonistas serão divididos em 26 equipes, que serão agrupadas em duas trilhas.

Na trilha de ‘tecnologia’ contarão com o apoio de coaches em TI, finanças, direito e gestão pública para criar aplicativos. Na trilha de ‘leis’, haverá tutores especialistas para apoiar no desenvolvimento de propostas de projetos de lei de iniciativa popular e estruturar campanhas de mobilização.

Até o sábado, serão realizadas 18 palestras e painéis, com 26 especialistas de várias áreas, tratando de assuntos relacionados ao combate à corrupção. Tecnologia, jornalismo de dados, educação, controle social, gestão pública, controle externo, ouvidorias, dados públicos, filosofia, ciência, gamificação, inteligência artificial e parlamento aberto serão alguns assuntos das exposições. As pré-inscrições online foram encerradas na terça-feira, mas as equipes vão continuar inscrevendo presencialmente, no local do evento.

“Os lugares nas salas das palestras serão ocupados por ordem de chegada. Desta forma, não podemos assegurar vagas. Por isso, pedimos que os pré-inscritos cheguem com, no mínimo, meia hora de antecedência”, explicou Rossana Guerra de Sousa, integrante da coordenação-geral do HackFest, informando que até o último fim de semana quase 500 pessoas haviam feito pré-inscrições, algumas para até cinco palestras, totalizando quase 3 mil inscrições.

Oficinas

Estão sendo oferecidas 31 vagas para as oficinas de Introdução à Linguagem Python, sendo 15 para a turma da sexta-feira (17) e 16 vagas para a turma do sábado (18), ambas serão ministradas das 9h às 11h. A primeira oficina ‘Inovando na Administração Pública com Design Thinking’ será ministrada na sexta-feira, com 15 vagas, e a segunda no sábado com 36 vagas, sempre no horário das 14h à 17h30.

O HackFest

O HackFest – que congrega palestras, painéis, oficinas e maratona de tecnologia e leis – é organizado pelo Núcleo de Gestão do Conhecimento e Segurança Institucional do Ministério Público da Paraíba (NGCSI/MPPB), Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União, Prefeitura de João Pessoa (PMJP), Laboratório Analytics da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.