Política

João Azevêdo oferece aplicativo ‘Preço da Hora’ aos governadores do Nordeste

O governador da Paraíba participou nesta quarta de encontro em Teresina (PI).




João Azevêdo apresentou aplicativo ‘Preço da Hora’ aos governadores nesta quarta. Foto: Secom-PB

O aplicativo ‘Preço da Hora’, lançado em junho deste ano na Paraíba, poderá ser expandido para todos os estados nordestinos. A plataforma, que permite a consulta de produtos e serviços ofertados pelo comércio da Paraíba, foi apresentada nesta quarta-feira (21) pelo governador João Azevêdo aos demais gestores da região. Eles estão reunidos em Teresina, no Piauí, para participar de reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste.

“Eu fiz uma apresentação rápida do aplicativo e, de forma unânime, ele foi reconhecido como um grande instrumento que pode trazer muitos benefícios para todos os Estados; por isso que já ficou definido que os outros Estados entrarão em contato com as equipes técnicas para que a gente possa compartilhar esse aplicativo, a fim de fazer com que ele seja utilizado em toda a região”, explicou João Azevêdo.

Segundo a assessoria do governador, o governador da Bahia e presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, Rui Costa, já confirmou que deve levar o ‘Preço da Hora’ para o estado que administra. Rui Costa teria assegurado a João Azevêdo que os custos do aplicativo devem ser divididos entre os estados.

“A partir de hoje, nós vamos aderir ao programa que a Paraíba já tem; não vamos ficar inventando a roda, e mais do que isso, vamos dividir os custos que a Paraíba está tendo e, quem mais aderir, vai compartilhando os custos porque todo o sistema, seja de qualquer área, custa muito, não só para desenvolver, como para manter. Nossas equipes vão ter que ter de cada um de nós essa orientação permanente e colocar a vaidade de lado; já existe um sistema e vamos melhorar o que existe, vamos aderir e unificar”, disse Rui Costa.

O governador do Ceará, Camilo Santana, também teria enaltecido o aplicativo ‘Preço da Hora’ e destacou a importância do compartilhamento de experiências entre os Estados. “Eu queria deixar esse encaminhamento para que nossas equipes comecem a trabalhar e a socializar exitosas experiências e ferramentas de vários Estados do Nordeste para que a gente possa implementar como uma ação conjunta”, falou.

Consórcio Nordeste

Na ocasião, o governador da Paraíba também ressaltou a importância de mais um encontro promovido pelo Consórcio Nordeste. “A expectativa é sempre positiva. A gente avança em várias pautas a cada vez que o Fórum se reúne e vamos tirar da Carta de Teresina alguns direcionamentos”, disse.

Durante a reunião, os governadores discutiram temas relacionados à educação e à mediação tecnológica para a criação da Universidade Aberta do Nordeste; missão especial com União Europeia; criação de um escritório do Consórcio na China para negócios e atração de investimentos para a região, além do desenvolvimento do turismo e ações de preservação ambiental.

O Consórcio Nordeste foi criado em março deste ano e formalizado no dia 29 de julho, durante reunião dos governadores da região em Salvador, e atua em áreas como o desenvolvimento econômico, infraestrutura, meio ambiente, articulação política e jurídico-institucional, desenvolvimento social, ciência, tecnologia e inovação, segurança pública e administração penitenciária, desenvolvimento da gestão e comunicação pública e estatal.

Preço da Hora

O aplicativo ‘Preço da Hora’ possibilita aos consumidores paraibanos e aos gestores públicos consultar, em tempo real, o preço de quase um milhão de itens comercializados em 121.590 estabelecimentos distribuídos nos 223 municípios paraibanos.

A ferramenta de transparência é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O aplicativo poderá ser baixado em smartphones – está disponível nos sistemas IOS e Android  –  em tablets e computadores, por meio do site precodahora.pb.gov.br, e no banner do portal do Governo da Paraíba (paraiba.pb.gov.br).


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.