Política

Família Burity contesta homenagem a Ronaldo

Proposta do governo do estado de por o nome de Ronaldo Cunha Lima no Centro de Convenções gera mal estar com a família Burity.




A intenção do Governo do Estado de homenagear o ex-governador Ronaldo Cunha Lima dando seu nome ao Centro de Convenções de João Pessoa acabou repercutindo mal junto à família do também ex-governador Tarcísio Burity, que divulgou uma carta direcionada ao governador Ricardo Coutinho (PSB) questionando a homenagem. A viúva de Burity, Glauce Burity, defende que o nome dele seja colocado no empreendimento turístico.

Glauce disse que a homenagem a Tarcísio Burity se justifica no fato de que ele como governador foi o idealizador do Polo Turístico Cabo Branco, que na década de 80 foi chamado de Projeto Costa do Sol, que envolve o Centro de Convenções.

“Tarcísio foi o desbravador daquela área e agora o criador do projeto vai ficar sem receber nenhuma homenagem?”, indagou.

Ela argumentou ainda que quando Burity deixou a administração estadual, em 1991, foi substituído por Ronaldo Cunha Lima que, segundo Glauce, não deu continuidade ao Polo Turístico e demoliu o que já havia sido feito. “Quero que fique bem claro que eu não sou contra a nenhuma homenagem prestada à memória de Ronaldo. Agora que essa homenagem seja feita em outra obra iniciada por esse governo”, completou.

A família de Burity disse que o objetivo da carta é sensibilizar o governador Ricardo Coutinho e os deputados estaduais para que a homenagem a Ronaldo Cunha Lima seja revista. “Seria justo porque foi ele (Burity) o idealizador de todo projeto. Cabe agora a conscientização dos deputados”, afirmou o filho de Tarcísio, Maurício Burity.

A assessoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) informou que ele não iria se pronunciar sobre o questionamento feito sobre a homenagem a Ronaldo Cunha Lima. Disse ainda que o senador respeita a família Burity, mas que a decisão de dar o nome do Poeta ao Centro de Convenções foi do governador Ricardo Coutinho e agora cabe à Assembleia Legislativa aprovar ou não.

O projeto do Governo do Estado que propõe a homenagem a Ronaldo Cunha Lima foi encaminhado à Assembleia na terça-feira. Já na quarta-feira um outro projeto com o mesmo intuito de iniciativa do deputado Assis Quintans (DEM) foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Casa e deve ser levado a plenário na próxima semana.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.