Política

Damião Feliciano tem nome aprovado para vaga no TCU

Deputado paraibano está concorrendo com mais seis nomes para a vaga de ministro do TCU



net
net

Lenilson Guedes

O deputado federal Damião Feliciano (PDT) teve o seu nome aprovado nesta terça-feira (20)  pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara Federal para concorrer a vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Além dele foram aprovados os nomes de Rosendo Severo, Ana Arraes, Aldo Rebelo, Átila Lins, Milton Monti e Vilson Covatti. A relação será agora submetida ao crivo do plenário da Câmara.

A vaga é decorrente da aposentadoria do ministro Ubiratan Aguiar. A candidatura do parlamentar foi aprovada pela deputada Carmen Zanotto, relatora do processo de indicação. Ela fez uma análise do currículo de Damião, tendo concluído pela sua aptidão para exercer o cargo de ministro do TCU.

“Ao analisar o curriculum vitae do deputado Damião Feliciano, fica evidente sua experiência profissional na iniciativa privada e sua longa trajetória na vida pública, pressupostos que o qualificam para o cumprimento das exigências constitucionais para o exercício do cargo de Ministro do Tribunal de Contas da União e que motivaram sua indicação pela liderança de seu partido, o PDT”, disse a deputada em seu parecer.

Damião Feliciano é natural de Campina Grande. Ele é médico, graduado pela Faculdade de Medicina de Campina Grande. Fundou o Hospital Mariana e o Hospital de Urgência de Campina Grande, onde atuou como Diretor Geral e Diretor Administrativo e Financeiro no período de 1982 a 1998.

No Governo estadual exerceu os cargos de Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente da Paraíba nos anos de 2005 e 2006.

Foi eleito Deputado Federal em 1999, e reeleito sucessivamente. Presidiu a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, de setembro de 2009 a abril de 2010; foi membro titular das comissões de Desenvolvimento Urbano, Fiscalização Financeira e Controle, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Viação e Transporte e diversas comissões especiais.

Atua em diversas Frentes Parlamentares e é Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Profissionais de Saúde.