Política

Corujinha convoca líderes para definir presidência das Comissões da CMJP

Líder da base do prefeito antecipou de como ficará a divisão após acordo.




Presidente de Câmara, João Corujinha vai oficializar presidências das Comissões nesta quinta. Foto: Olenildo Nascimento/CMJP

O presidente de Câmara Municipal de João Pessoa, João Corujinha (PSDC), convocou os membros das quatro Comissões permanente da Casa para eleição dos presidentes e vices-presidentes, que será realizada nesta quinta-feira (7). O líder da base de sustentação do prefeito Luciano Cartaxo (PV), vereador Milanez Neto (PTB), antecipou nesta quarta-feira (6) que cada uma das bancadas comandará duas comissões.

Ao todo quatro comissões funcionam na Câmara da capital: Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ); Finanças, Orçamento, Obras e Administração Pública (CFO); Políticas Pública (CPP); e Cidadania, Direitos Humanos e Defesa do Consumido.

Os integrantes das comissões de foram definidos pelos líderes das duas bancadas, respectivamente, Fernando Milanez Neto, da sustentação ao prefeito Luciano Cartaxo (PV), e Marcos Henriques (PT), da oposição. Os nomes foram publicados no Semanário Oficial da Câmara Municipal desta semana, junto à convocação de Corujinha.

Pré-definidos

A base de sustentação de Cartaxo vai comandar as duas comissões mais importantes da Casa: CCJ e CFO. O líder da situação, Milanez Neto adiantou que, após acordo construído entre oposição e situação, definiu que a presidência da CCJ deve ficar com o vereador Thiago Lucena (PMN), que é governista, e com o vereador Bruno Farias (PPS), que já foi líder da oposição, como vice-presidente. A Comissão de Orçamento também será comandada por um governista. Damásio Franca será o presidente e o oposicionista Tibério Limeira (PSB) o vice-presidente.

A oposição deve presidir novamente outras duas comissões. O líder da oposição, Marcos Henriques, deverá ficar com a presidência da Comissão de Políticas Públicas e Bosquinho (PSC), com a vice. A CDH também será presidida pela oposição, novamente com a figura da vereadora Sandra Marrocos (PSB) na presidência e tendo Eliza Virginia (PP), na vice.

Marcos Henriques disse que apesar da quebra do acordo, para que houvesse um rodízio a oposição no atual biênio ficasse com a CCJ e CFO, a oposição aceitou a distribuição em prol do ‘equilíbrio’ das forças. “Apesar de não ser o que realmente queríamos representa um equilíbrio na forças, já que somos minoria na Casa”, comentou.

Membros das comissões

Além do próprio Milanez Neto, a CCJ para o próximo biênio será composta por Thiago Lucena, Dinho (PMN), Professor Gabriel (PSDB), da situação, e pelos oposicionistas Bruno Farias, Leo Bezerra (PSB) e Tanilson Soares (PSB).

Já a Comissão de Orçamento, que tem como uma das principais atribuições analisar a Lei Orçamentária Anual da gestão de João Pessoa terá como membros os vereadores Damásio Franca Segundo Neto (PP), Carlão (Avante), Helena Holanda (PP), Luís Flávio (PSDB), João Almeida (SD), Tibério Limeira (PSB) e Humberto Pontes (Avante).

A Comissão de Políticas Pública, por sua vez, será composta pelos vereadores Bosquinho (PSC), Mangueira (MDB), Marcos Vinícius (PSDB), Lucas de Brito (PV), João dos Santos (PR), Marcos Henrique (PT) e Raíssa Lacerda (PSD). Na Comissão estarão no próximo biênio os vereadores Eliza Virgínia (PP), Humberto Pontes (Avante), Chico do Sindicato (Avante), Sandra Marrocos (PSB) e Helena Holanda (PP).

 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.