Política

Conheça quem são os principais auxiliares do governo Ricardo Coutinho

Nomes foram anunciados pelo twitter. Ricardo criou três secretarias e também novas executivas.




Da Redação
Com assessoria

Confira os perfil dos secretários e auxiliares de primeiro escalão escolhidos e anunciados pelo governador Ricardo Coutinho (PSB):

Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social
Claudio Coelho Lima é natural do Ceará. Delegado da Polícia Federal e formado em Direito pela Universidade Mackenzie e com Curso Superior de Polícia. Possui cursos de Gestão e Inteligência Policial e Planejamento e Gestão de Operações Policiais, pela Academia Nacional de Polícia. Já foi superintendente regional da Polícia Federal nos Estados do Maranhão e da Paraíba e secretário de Defesa Social de Pernambuco, um dos responsáveis pela implantação e execução do programa estadual de Segurança Pública, denominado Pacto pela Vida.
Secretário de Estado da Infraestrutura
Efraim de Araújo Morais é natural de Santa Luzia. Formado em Engenharia Civil pela UFPB. Foi Diretor Técnico da Suplan entre 1979 e 1982. Exerceu dois mandatos como Deputado Estadual (1983 a 1991), três como Deputado Federal (1991 a 2003) e conclui atualmente o mandato como Senador da República e parlamentar do Mercosul como representante do Brasil (2007-2011).
 Secretária de Estado das Finanças
Aracilba Alves da Rocha
é engenheira civil, especialista em Gerenciamento de Empresas Públicas, Planejamento Urbano e Gestão de Habitação Popular. Foi assessora da Secretaria de Planejamento do Estado de São Paulo. Atuou como Superintendente Técnica da Empresa de Planejamento da Grande São Paulo (EMPLASA) e como Diretora Técnica da Secretaria de Participação e Descentralização do Governo de São Paulo. Nos últimos 20 anos, atuou em empresas paraibanas na área executiva. Foi Diretora de Recursos Humanos da Empresa de Telecomunicações da Paraíba (TELPA) e Diretora Presidente da Empresa de Saneamento da Paraíba (CAGEPA). Atuou como Superintendente de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTRANS). Em 2005, assumiu a Diretoria Administrativa da Eletrobrás e a Presidência do Conselho de Administração da CHESF, até maio de 2008. Atualmente presta consultoria à Prefeitura de João Pessoa.
  Secretário de Estado da Interiorização da Ação do Governo
Adriano César Galdino de Araújo é natural de Pocinhos, formado em Engenharia Civil e Direito. Ex-funcionário do Banco do Brasil, vereador e prefeito por três mandados da cidade de Pocinhos. Já atuou como secretário municipal de Administração e Infraestrutura de Pocinhos.
 Secretário Chefe de Governo
Walter Aguiar é natural de Itabaiana, formado em Engenharia pela UFPB e pós-graduado em Relações Internacionais pela UNB. Já exerceu o cargo de Secretário Adjunto de Abastecimento da cidade de São Paulo (Governo Luíza Erundina -1989-2002); de assessor Especial do prefeito de Santos (2003); foi secretário de Planejamento e Meio Ambiente da cidade de São José dos Campos; chefe de gabinete da Prefeitura de Campina Grande (jan 2003/julho 2003). O engenheiro também foi diretor do Programa Fome Zero da Secretaria Especial da Presidência da República de Combate contra a Fome (2003); assessor Especial da Presidência da República (2004); consultor Especial da Presidência da Caixa –DF ( 2004/2006) e assessor da governadora Wilma de Farias (RN), na coordenação da relação do governo estadual com o governo federal em Brasília (2009-2010).
 Secretário de Estado de Planejamento e Gestão
Gustavo Maurício Filgueiras Nogueira
é  é professor do Curso de Administração da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Ex-Secretário de Administração do Governo do Estado da Paraíba e da Prefeitura Municipal de Campina Grande, além de Consultor de Organizações Públicas e Privadas. Em 2003, foi Presidente da Agência de Águas, Irrigação e Saneamento (AAGISA) do Estado da Paraíba e Presidente do Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos (CEAPE/PB).
 Secretário de Estado da Receita
Rubens Aquino Lins é natural de Guarabira (PB), formado em Engenharia Civil pela UFPB e em Ciência Contábeis pela UEPB. Possui Pós-graduação em Auditoria Fiscal-Contábil (UFPB). Rubens de Aquino atua como auditor fiscal tributário da Paraíba há 16 anos, antes disso, ele atuou como fiscal da Secretaria da Fazenda de Pernambuco.
  Secretário de Estado da Comunicação Institucional
Raimundo Nonato Costa Bandeira
é jornalista formado pela UFPB. Ex-presidente da API, agora, em 2010, foi o coordenador geral da campanha de Ricardo Coutinho ao Governo do Estado. Coordenou a comunicação do candidato socialista das campanhas a prefeito de João Pessoa em 2004 e 2008. Também foi secretário de Comunicação e chefe de Gabinete nas duas gestões de Ricardo na Prefeitura de João Pessoa.
 Secretário de Estado de Saúde
Mário Toscano de Brito Filho
é graduado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba. Possui especialização em Cardiologia, pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e pela Associação Médica Brasileira e especialização em Administração Hospitalar, pela Universidade de Ribeirão Preto. Em 98, foi Chefe do Serviço de Hemodinâmica do Hospital Universitário da UFPB. Foi Membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança do Ministério da Ciência e Tecnologia em 2000. Em 2008, exerceu os cargos de Coordenador Especial de Gestão Hospitalar na Secretaria de Saúde de João Pessoa e Membro do Conselho Técnico, Científico e Cultural da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes da Secretaria Municipal de Educação de João Pessoa.
 Secretário de Estado de Educação
Fernando Antônio Abath Luna Cardoso Cananéa
é pedagogo pela Universidade Federal da Paraíba. Possui especialização em Dinamização Cultural pela Universidade Regional (UNIJUí) e Educação Popular pela UFPB. É Mestre em Educação pela UFPB, nas áreas de Políticas Públicas de Educação e Cultura. Fundador da Associação Artístico-Cultural de Cabedelo. Foi Diretor do Teatro Paulo Pontes, Diretor do Departamento Cultural da Prefeitura de João Pessoa, Subsecretário de Cultura da Prefeitura de Cabedelo, Vice-Presidente da ONG Suspensórios Produções Artísticas e Vice-Presidente da Associação Artístico-Cultural de Cabedelo, além de Presidente do Conselho Editorial da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB. Dsde 2008, exerce o cargo de Diretor-Geral da Estação Ciência, Cultura e Artes, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura da Prefeitura de João Pessoa.
 Secretária de Estado de Desenvolvimento Humano
Maria Aparecida Ramos de Meneses
é doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Chefe do Departamento de Serviço Social da UFPB e atualmente é professora Associada do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPB de 2003 à 2008 e Presidente da ADUFPB, nos anos de 2002 e 2003. Atualmente é Diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFPB.
 Secretária de Estado das Mulheres e da Diversidade Humana
Iraê Lucena
é formada em Comunicação Social, com especialidade em Publicidade e Propaganda. Foi deputada estadual por três mandatos e atuou como secretária de Estado de Ação Governamental e como superintendente adjunta do Ideme. No Legislativo Estadual teve relevante atuação na luta pelos direitos das mulheres. Foi autora e presidente da Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Oportunidades da Assembleia Legislatativa.
 Secretário de Estado da Cultura
Francisco César Gonçalves
é músico e compositor. Atuou como diretor-executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjoe) nos últimos dois anos. Nasceu em Catolé do Rocha e formou-se em Jornalismo, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi militante do movimento cultural paraibano e integrou o grupo Jaguaribe Carne. Trouxe de volta o Salão Municipal de Artes de João Pessoa à Capital, na aprovação de Pontos de Cultura e a instalação do Centro Cultural de Mangabeira, recém-estabelecida. É um dos criadores do Instituto Cultural Casa do Béradêro, de Catolé do Rocha.
 Secretário de Estado do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia
João Azevêdo Lins Filho
é formado em Engenharia Civil pela UFPB. Professor do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFPB), desde 1982. Foi Diretor da Divisão de Planejamento Habitacional do IPEP nos anos de 1980 a 1983. No mesmo ano, assumiu a Chefia da Assessoria de Planejamento Econômico da URBAN, onde permaneceu até 1984. Em setembro de 1984 até 1985, assumiu a gerência de Infraestrutura da UAS/CMP – Programa Cidade de Porte Médio e em seguida a Coordenação Geral do programa. Em 1988, foi Secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura de João Pessoa. Foi Secretário de Planejamento da Prefeitura Bayeux (2004) e chefe de Gabinete da Sedurb (2005). No mesmo ano foi Assessor da Seplan e assumiu a Secretaria de Habitação, em dezembro, como secretário adjunto. Atualmente é secretário de Infraestrutura de João Pessoa.
  Secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca
Marenilson Batista da Silva
É Natural de Esperança (PB), técnico em Agropecuária, Engenheiro Agrônomo formado pela UFPB. Pesquisador da Embrapa, foi Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, de maio de 2005 a maio 2010; foi Coordenador e Secretário Executivo Comitê Articulação Estadual do Programa Territórios da Cidadania, além de Coordenar diversas políticas públicas da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Garantia Safra, Assistência Técnica e Extensão Rural, Biodiesel, Programa de Aquisição de Alimentos, Crédito Rural/Pronaf, Programa Nacional de Crédito Fundiário e outras). Na área política, foi Vereador pelo PT em Remígio; Presidente da Associação dos empregados da Embrapa Algodão/Campina Grande e Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF) da Embrapa Algodão/Campina Grande.
 Secretário de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico
Renato Costa Feliciano é empresário e bacharel em Direito pela UFPB. Foi vereador do Município de Campina Grande, no mandato entre os anos de 2006 e 2008, onde presidiu a Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle da Câmara Municipal de Campina Grande. Foi Assessor Parlamentar na Câmara dos Deputados no período entre Janeiro de 1999 a Janeiro de 2003, tendo ocupado nessa oportunidade o cargo de chefe de Gabinete entre os anos de Janeiro de 2000 e Janeiro de 2003.
 Secretário de Estado da Cidadania e da Administração Penitenciária
José Alves Formiga
é natural de Sousa. Graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com Especialização em Direito Constitucional pela UFPB e Mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorando em Direito Público pela UMSA de Buenes Aires, Argentina. É professor da Universidade Federal de Campina Grande em Sousa e Presidente da OAB de Sousa.
 Secretário Executivo da Agropecuária e da Pesca
Rômulo Araújo Montenegro
é bacharel em Direito pelo Instituto Paraibano de Educação (UNIPÊ). É Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Doutorando pela Universidade Del Museo Social Argentino. Foi Diretor da Associação dos Plantadores de cana da Paraíba – ASPLAN; Gestor e Supervisor da estação de Camaratuba. Atualmente, é produtor de Cana de Açúcar nos municípios de Alagoinha, Araçagi e Alagoa Grande, desde o ano de 1994.
 Secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer
Fábio Luciano de Araújo Maia
é natural de Campina Grande, formado em Matemática pela UEPB. Atuou como coordenador do Maior São João do Mundo (2007 e 2008) e como coordenador de Desenvolvimento Local da Prefeitura de Campina Grande (2007 a 2008). Foi diretor-presidente da Urbema – Empresa Municipal de Urbanização da Borborema e consultor pelo InstituiçãoÁpice Consultoria nas Áreas de Administração e Educação. É o presidente Municipal do PSB de Campina Grande e é suplente de vereador do município. Foi um dos coordenadores da campanha de Ricardo Coutinho e Rômulo Gouveia no Compartimento da Borborema.
 Procuradora Geral do Estado
Livânia Maria da Silva de Farias é natural do município paraibano de Sousa e graduada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui especialização em Gestão e Administração. Foi Procuradora do Instituto de Previdência do Estado da Paraíba (1998 – 2003), além de Procuradora no Município de Cabedelo (2004). Foi Presidente da Comissão Permanente de Licitação de João Pessoa (2005 – 2008). Atuou como Secretária de Finanças do município de João Pessoa.
 Defensor Público Geral do Estado
Otávio Gomes de Araújo
é Defensor público, natual de Brejo do Cruz. Formado em Direito pela Universidade Regional do Nordeste, em História e Ciências pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui especialização em Direito pela Escola Superior do Ministério Público da Paraíba. Ingressou no Serviço Público em 1986. Atuou nas Comarcas de Cruz do Espírito Santo, Mamanguape, Campina Grande, 1º Juizado do Consumidor da Capital, 5ª Vara Cível da Comarca da Capital e 6ª Vara Criminal da Comarca da Capital. Exerceu ainda suas funções como Defensor Público no Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Arquidiocese de João Pessoa-PB, bem como no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão. Assumiu o cargo de Defensor Público Geral de 2006 à 2009. Atualmente é titular da 6ª Vara Criminal da Comarca da Capital.
 

Secretário Chefe da Controladoria Geral do Estado
Luzemar da Costa Martins
é bacharel em Física Estatística e Engenharia Civil. Especialista em Finanças Públicas e professor do Centro Universitário João Pessoa, de 1986 a 2001. Desde 1989, é professor do Curso de Especialização em Auditoria e Gestão Pública do IESP e Auditor de Contas Públicas do TCE/PB. De 1994 a 1996, foi Chefe da Assessoria Técnica do TCE/PB. Em 1997, assumiu o cargo de Diretor Executivo Geral do TCE/PB. Foi o Secretário de Finanças do Estado em 2003 e Secretário de Estado do Planejamento em 2004. De janeiro de 2005 a fevereiro de 2009, foi Secretário Chefe da Controladoria Geral do Estado. Atualmente, é Assessor Técnico da Presidência do TCE/PB.

 Comandante da Polícia Militar
Coronel Euller de Assis Chaves é natural de João pessoa, formado pelo Curso de Formação de Oficiais pela Polícia Militar do Ceará e bacharel em Ciências Jurídicas pelo Unipê. Possui pós-graduação em Gestão Estratégica da Segurança Pública; Planejamento Estratégico e Gestão em Policiamento Comunitário e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas no Serviço Público. Já foi comandante do Pelotão Especial de Choque; Ajudante de Ordens do Governador; presidente da Comissão de Liceitação da PMPB; chefe de gabinete do Comandante Geral; Comandante do Centro de Educação da PMPB e Ouvidor da PMPB.
 Comandante Geral do Corpo de Bombeiros 
Coronel Jair Carneiro de Barros
é natural de João Pessoa fez o Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Bombeiro Militar do Distrito Federal, com pós-graduação em Gerenciamento Estratégico nas Organizações; Planejamento Estratégico e Cenário Prospectivo e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas na Administração Pública.  Já foi comandante dos Batalhões do Bombeiro Militar de João Pessoa, Cabedelo, Patos e Campina Grande, além de subcomandante da Academia de Polícia Militar e coordenador do Curso de Formação de Oficiais.

 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.