Política

Cartaxo vai ao EUA finalizar convênio de U$ 100 milhões com BID

Recurso deverá ser usado para programa ‘João Pessoa, Cidade Sustentável’. 




Dando sequência à agenda internacional para o programa “João Pessoa, Cidade Sustentável”, o prefeito Luciano Cartaxo (PSD) estará, entre os dias 5 a 7 de setembro, em Washington, nos Estados Unidos, para participar de uma reunião com a diretoria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O encontro será para para tratar da última etapa de preparação do convênio de U$ 100 milhões, aporte para o plano de ação desenvolvido pela Prefeitura de João Pessoa para os próximos 30 anos.

Além do termo final de parceria com o BID, que será encaminhado à Secretaria do Tesouro Nacional, Cartaxo também participa do seminário “Rumo a cidades inovadoras e competitivas”. O encontro contará com as participações de prefeitos de outras capitais da América Latina, especialistas, além de organismos internacionais. O presidente do BID, o colombiano Luiz Alberto Moreno, e gestores à frente de Belize e de Mendonça, na Argentina, estão entre os participantes. Luciano Cartaxo foi convidado pela participação de João Pessoa como uma das cinco cidades brasileiras que integram Programa Cidades Sustentáveis do Banco Interamericano.

A troca de experiências terá, como norte, a construção de novos espaços de inovação e de inclusão nas cidades. “João Pessoa integra o grupo seleto de cidades brasileiras que já deu início ao seu plano de ação para os próximos 30 anos. Em Washington, vamos dar um passo decisivo para liberação do convênio com o BID, que deve ser assinado até o final deste ano”, explicou Cartaxo.

O prefeito disse ainda que esse é um intercâmbio importante na adoção de medidas que modernizem a gestão pública no país. “Vamos conhecer boas práticas e também levar as boas experiências e desafios encontrados na Capital, sempre com foco nos resultados que gerem novas oportunidades e melhoria da qualidade de vida”, disse.

Cidade Sustentável 

O Plano “João Pessoa, Cidade Sustentável” prevê um conjunto de 60 ações a serem implantadas ao longo dos próximos 30 anos. A Prefeitura da Capital já iniciou parte dos projetos que foram incluídos como contrapartida com o BID, a exemplo de novos residenciais como o Vista Alegre e o Novo Parque da Lagoa. Entre as novas ações previstas no convênio estão o Centro de Controle da Cidade, integrando diversos setores da administração, a construção de novas moradias e a implantação da Escola de Gestores, voltada para os servidores municipais.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.