Política

Candidato com mais tempo, Cartaxo abre o guia eleitoral em JP

Ordem e o tempo foram definidos através de sorteio nesta quarta. 




A ordem e a parcela de tempo dos candidatos no guia eleitoral em João Pessoa foram definidas na manhã desta quarta-feira (17) através de sorteio promovido pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral, coordenador da propaganda de mídia na capital, José Ferreira Ramos Júnior. Participaram da reunião, no auditório do Fórum Eleitoral, em Tambiá, representantes dos partidos políticos e coligações que estão na disputa.

Dentre os candidatos a prefeitos da capital, a coligação ‘Força da União por João Pessoa’, do candidato à reeleição, Luciano Cartaxo (PSD), é a que terá maior tempo na mídia, com um total de 04’54”73. A coligação também abrirá o primeiro dia da propaganda no rádio e na televisão, que tem início no dia 26 de agosto.

Pela ordem do sorteio, o candidato a prefeito pelo PSOL, Victor Hugo, será o segundo a aparecer no guia eleitoral, com espaço no guia de 00’21”08; seguido da coligação ‘Trabalho de Verdade’, encabeçada por Cida Ramos (PSB), com tempo no guia de 03’35”27. Encerrando o primeiro guia quem aparece é o candidato do PT, Professor Charliton, com 01’35”27. 

[Blog de Suetoni] Cartaxo e Cida terão mais de 80% do tempo no Guia Eleitoral

Inserções diárias na programação 

Com relação às inserções na programação diária no rádio e TV, serão disponibilizados 70 minutos, sendo 42 minutos (60%) destinados aos candidatos a prefeito e 28 minutos (40%) aos candidatos a vereador. em números totais são 3 mil inserções neste primeiro turno para os prefeitos e 2 mil para os vereadores. 

Luciano Cartaxo novamente é o que terá direito ao maior espaço, com um total de 1.445 aparições, sendo distribuído ao tempo diário total de pouco mais de 20 minutos. A candidata Cida Ramos terá ao todo 926 inserções, distribuídas diariamente em pouco mais de 13 minutos. Sem formação de coligações para a disputa, o Professor Charliton terá será 466 inserções e Victor Hugo 103 entradas ao longo da campanha até o primeiro turno.

No caso das 15 coligações/partidos para a proporcional, a que terá maior tempo é a ‘Força da União Por João Pessoa I’, com 353 inserções. Na outra ponta, os candidatos a vereador do PSTU terão apenas 13 inserções no primeiro turno. 

O juiz José Ferreira Junior disse que estará atento ao cumprimento do que ficou preestabelecido. “Fizemos isso de forma cristalina, inclusive traçando as diretrizes com as emissoras e representantes de partido para que não atrasem na entrega das mídias”, disse. 

José Ferreira lembrou que com as mudanças na legislação eleitoral, o tempo foi dividido de acordo com a representatividade na Câmara Federal. No caso de haver aliança entre legendas nas eleições majoritárias será considerada a soma dos deputados federais filiados aos seis maiores partidos da coligação. Em se tratando de coligações para as eleições proporcionais, o tempo de propaganda é o resultado da soma do número de representantes de todos os partidos. 

Vereadores sem guia

No caso dos vereadores, o juiz José Ferreira Ramos, acompanhado do promotor eleitoral José Farias de Sousa Filho e do chefe de cartório Fernando Henrique, realizou apenas a divulgação do número de inserções para cada uma das 15 coligações/partidos. Com as mudanças da legislação para as eleições deste ano, os candidatos ao parlamento municipal perdeu o tempo no guia eleitoral, tendo direito apenas à inserções ao longo da programação normal no rádio e TV. 

Assim, a campanha terá dois blocos no rádio e dois na televisão com 10 minutos cada. Além dos blocos, os partidos terão direito a 70 minutos diários em inserções, que serão distribuídos entre os candidatos a prefeito (60%) e vereadores (40%). 

 

 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.