Política

Após anunciar câncer, Dilma volta ao trabalho na segunda-feira

Ministra descansa no domingo, mas viaja com Lula às 8h de segunda. Ela revelou neste sábado estar em tratamento em razão de um linfoma.




Do G1

Depois de anunciar neste sábado (25) que está em tretamento por conta de um linfoma (tipo de câncer), a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, vai voltar ao trabalho às 8h de segunda-feira (27), quando viaja com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para Manaus. Ela passará o domingo descansando, em Brasília.

Dilma Rousseff convocou neste sábado uma entrevista coletiva para contar que se submeteu a uma cirurgia para a retirada de um câncer. A ministra deverá se submeter a sessões de quimioterapia nos próximos quatro meses.

Dilma ganhou nova projeção política depois que passou a ser apontada como provável candidata do PT à presidência em 2010. A própria ministra fez questão de dar a notícia de que está fazendo tratamento contra um câncer. E afirmou que não vai parar de trabalhar.

Exames de rotina

"Há mais ou menos 20, 30 dias eu estive aqui fazendo exames normais, os exames usuais. A partir desses exames foi constatada a existencia de um gânglio (…) na minha axila. Esse gânglio foi objeto de um procedimento ambulatorial que foi extraído e uma série de exames complementares não detectou outro foco no meu organismo", ressaltou ela.

O cardiologista Roberto Calil, que também é o médico do presidente Lula e do vice, José Alencar, explicou que o nódulo foi descoberto durante uma tomografia de rotina do coração.

"A ministra passou por uma tomografia, uma tomografia das coronárias para ver a situação do coração. E, ao mesmo tempo, você consegue ver pulmão e consegue ver o tórax. Nesse momento, por acaso, (em) uma chapa adicional, foi visto esse nódulo de 2,5 centímetros", explicou o cardiologista.

Leia a notícia do G1 na íntegra.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.