Política

Aplicativo permite ‘caçar’ empresas que participam de licitações

Com a localização o usuário pode verificar se a empresa existe de fato ou não.



Marina Cavalcanti
Marina Cavalcanti
Aplicativo permite você descobrir a localização de empresas que participam de licitações de órgãos públicos

Em muitos dos casos de corrupção em licitações há o envolvimento de empresas fantasmas. Com o aplicativo ‘Caça-Fantasmas’, desenvolvido durante a 3ª edição do HackFest Contra a Corrupção, permite que a população busque e identifique empresas que prestam serviço ao governo e verifique se a empresa existe de fato ou não. A ferramenta pode ser encontrada no site Eu Fiscal.

Segundo os desenvolvedores do aplicativo funciona a partir da analise de dados das bases do governo e do cruzamento de informações. "Criamos o app Caça-Fantasmas, com intuito de ajudarmos ao cidadão identificar falsas empresas que concorrem as licitações públicas. Começando assim, a sua caçada às empresas fantasmas", afirma.

O aplicativo busca e identifica empresas as quais prestam serviço ao governo, que estiverem num raio de 25 metros. Ao se aproximar de algum estabelecimento que participa de licitações com os órgãos públicos o aplicativo notifica o usuário que pode confirmar a existência da empresa no local.

A ferramenta foi desenvolvida pela equipe formada pro Allan Roque, Herbertt Diniz, Mauricio de Lira, Vanessa Marques, Emanuel Mesquita, Jackson Terceiro e Paulo Yamaha. A equipe recebeu a medalha de bronze durante a 3ª edição do HackFest Contra a Corrupção.

HackFest

O ‘HackFest Contra a Corrupção’ é uma maratona hacker de programação, promovida pelo Ministério público da Paraíba (MPPB) que pretende por meio do desenvolvimento de soluções tecnológicas, envolver a sociedade no combate à corrupção. Programadores, estudantes e profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares, e também das áreas de Direito, Administração, Gestão Pública, Design e Arte/Mídia estiveram reunidos em 17 equipes em junho, desenvolvendo softwares e apresentando ideias para futuros aplicativos que ficarão à disposição da sociedade.