Política

Aguinaldo inaugura obras do Canal do Frango em Patos

Obras são para controlar as cheias e evitar inundações. Investimento é de R$ 27,6 milhões.




O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, inaugura nesta segunda-feira (26), a obra de macrodrenagem urbana da bacia do Canal do Frango, em Patos (PB). O investimento é de R$ 27,6 milhões e beneficia 5.445 famílias. A construção contempla os bairros do Morro, Liberdade, Jardim Queiroz, Novo Horizonte, Belo Horizonte, Noé Trajano e Jardim Europa até desaguar no Rio Espinharas.

As obras são para controlar as cheias e evitar inundações, além de minimizar riscos e prejuízos em áreas de extensão significativa. A macrodrenagem da bacia teve inicio em dezembro de 2011 e inclui os serviços: canal em concreto, pontilhões, pavimentação, calçadas laterais, iluminação e arborização.

O projeto prevê, ainda, o aumento da capacidade de armazenamento do Açude Santa Clara, passando de 94.000 m³ para 164.000 m³. O cálculo realizado para execução da obra levou em consideração as cheias para um período de 100 anos, que permite uma capacidade para de armazenamento de aproximadamente 70.000 m³. Esta estrutura já está integrada ao Canal do Frango.

O aumento do açude segue as normas do Manual do Programa de Drenagem Urbana Sustentável e Controle de Erosão Marítima e Fluvial do Ministério das Cidades.