Policial

Municípios paraibanos recebem capacitação sobre prevenção à violência contra crianças e adolescentes

Encontros acontecem em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Pombal.




(Foto: Francisco França/Arquivo)

Encontros acontecem em 4 municípios da Paraíba. (Foto: Francisco França/Arquivo)

A partir desta segunda-feira (20) até sexta (24), equipes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e parceiros se reúnem com representantes da gestão pública de 169 municípios da Paraíba para formação sobre políticas públicas para prevenção de violência contra crianças e adolescentes.

O objetivo é contribuir para que as cidades paraibanas adotem estratégias para redução de homicídios de adolescentes, atendimento adequado a vítimas de violência, redução do racismo e municipalização de medidas socioeducativas.

Essas questões afetam uma grande parcela das crianças e adolescentes brasileiros. Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM/Datasus) de 2016 apontam o homicídio de 11.351 meninas e meninos de 10 a 19 anos em todo o Brasil (34 por 100 mil habitantes). Na Paraíba, essa taxa é um pouco maior do que a média nacional, com 39 mortos por 100 mil), representando 263 meninos e meninas vítimas de homicídio.

Formações

Nas formações, cada município será representado por secretários municipais de assistência social, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), representantes do Conselho Tutelar e articuladores, que são as pessoas responsáveis pela agenda intersetorial do Selo UNICEF no município. Secretários municipais de educação e saúde também devem estar presentes.

Confira abaixo a agenda de capacitações na Paraíba.

João Pessoa
Data: 20 de maio (segunda-feira)
Local: Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad)
Rua Dr. Orestes Lisboa, s/n, Pedro Gondim
Horário: 8h às 16h

Campina Grande
Data: 21 e 22 de maio (terça e quarta-feira)
Local: Sede da OAB, Rua Vigário Calixto, 945, Catolé
Horário: 8h às 16h

Pombal
Data: 23 de maio (quinta-feira)
Local: Auditório da Secretaria de Educação, Rua Manoel Pires de Sousa, Centro
Horário: 8h às 16h

Patos
Data: 24 de maio (sexta-feira)
Local: Sebrae, Rodovia BR 230, s/n
Horário: 8h às 16h


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.