Esportes

Dia do Futebol: saiba como era o futebol na Paraíba há 100 anos

Futebol da Paraíba nasce em 1908, quando estudantes voltam do Rio com bola. 




Cinco quilômetros. Era mais ou menos o que separava as duas grandes paixões desportivas dos moradores de João Pessoa em 1917, que naquela época ainda se chamava Parahyba. Em um lado da cidade, no Sítio do Roger (atual bairro do Roger), estudantes entravam em campo para defender a seleção paraibana de futebol contra um selecionado pernambucano, formado também por estudantes, que naquele ano tinham viajado à Paraíba para prestar exames para o ingresso no Lyceu Parahybano.

O time da casa venceria por 2 a 0, com gols de Abrahão e Julio Rique. Do outro lado do centro pessoense, no Hypódromo de Jaguaribe (que ficava entre as ruas 1º de maio, Osvaldo Pessoa, Floriano Peixoto e Vasco da Gama), as corridas de cavalo (tradiconalmente chamados de turfe) começavam a disputar espectadores com o futebol e roubavam a cena dos boleiros nos jornais da capital. Com todo o seu glamour e as apostas que a cercavam.

É, afinal, um pouco dessa história de um século atrás que será contada agora, na data em que se comemora o Dia Nacional do Futebol.

Leia a matéria completa no Globoesporte.com/pb