Esportes

Fifa aprova Copa do Mundo com 48 seleções para 2026

Conselho da Fifa decidiu de forma unânime por novo formato.




Reprodução/Youtube
Reprodução/Youtube
Atualmente, a Copa do Mundo é disputada por 32 equipes

 A Fifa aprovou o formato de 48 seleções para a Copa do Mundo de 2026. A informação foi confirmada pela prórpria entidade nesta terça-feira (10). "O Conselho da Fifa decidiu de forma unânime por uma Copa do Mundo com 48 times em 2026: 16 grupos de três equipes cada", informou a entidade por meio de sua conta no Twitter.

 
As vagas seriam distribuídas da seguinte maneira: 16 vagas para a Europa; 9 para a África (podendo chegar a 10, por causa da repescagem); 8 para a Ásia (podendo chegar a 9, por causa da repescagem); 6 para a América do Sul (podendo chegar a 7, por causa da repescagem); 6 para a América Central e do Norte (podendo chegar a 7, por causa da repescagem); 1 para a Oceania. A definição final sobre a distribuição deve ser feita apenas em março.
 
Em relação à fórmula de disputa, as duas primeiras seleções de cada chave avançariam ao mata-mata, totalizando 32 equipes nos jogos eliminatórios.
 
Atualmente, a Copa do Mundo é disputada por 32 equipes. Elas são divididas em oito grupos de quatro integrantes, com os dois primeiros de cada avançando ao mata-mata, que começa com 16 seleções.