Esportes

Aprovada lei que libera venda e consumo de cerveja nos estádios

Nova lei agora espera apenas a sanção do prefeito Luciano Cartaxo para entrar em vigor.



Larissa Keren / GloboEsporte.com/pb
Larissa Keren / GloboEsporte.com/pb
Projeto de lei 1602/2016 tem autoria de Zezinho do Botafogo e modifica lei de proibição

Foi aprovado pela Câmara Municipal de João Pessoa na manhã desta quinta-feira (17) a liberação da comercialização e consumo de cerveja nos estádio de futebol da cidade de João Pessoa. Na votação da nova lei municipal, o projeto obteve parecer favorável de forma unânime. A nova lei proíbe porém as condutas com outras bebidas alcoólicas. "Fica proibida a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas, exceto aquelas derivadas de cevada em estádios de futebol da cidade", diz texto do projeto de lei.

O projeto de lei 1602/2016 tem autoria do vereador Zezinho do Botafogo, e dispõe sobre a modificação da lei municipal de número 12.630, de 12 de agosto de 2013, que proibia tanto a comercialização quanto o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios.

"Considerando que a livre comercialização nos estádios da cerveja com teor alcoólico de no máximo 8,5%, já se encontra liberado nos Estados de Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Rio Grande do Norte e agora Rio de Janeiro, não se justifica que a Paraíba, em especial a cidade de João Pessoa mantenha essa proibição", diz trecho da justificativa do projeto de lei.

Por fim, o autor analisa que a "venda de bebida alcoólica nos estádios estimula a presença do torcedor, aumenta a arrecadação de tributos pelo Estado, aumenta a geração de emprego e não guarda relação de consumo da violência".

Agora a nova lei espera apenas a sanção do executivo municipal, ou seja, a aprovação do prefeito Luciano Cartaxo, para começar a vigorar na cidade.

O Campeonato Paraibano 2017 começa no próximo dia 8 de janeiro, e em João Pessoa acontecem dois jogos: Botafogo-PB x Internacional-PB e Auto Esporte x CSP.