Esportes

Ministro do esporte participa da abertura dos Jogos Escolares

Leonardo Picciani vem a João Pessoa especialmente para a abertura do evento.



Divulgação
Divulgação
Deputado André Amaral recepciona o ministro Leonardo Picciani em João Pessoa

O ministro dos esportes Leonardo Picciani estará em João Pessoa nesta terça-feira (20) para participar da abertura dos Jogos Escolares da Juventude. O evento, que reune estudantes de todo país acontece na capital paraibana até o dia 29 de setembro. Na Paraíba, o ministro será recepcionado pelo deputado federal André Amaral (PMDB).

Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 4 mil cidades participantes.

Além das competições, os jovens atletas têm a sua disposição vários eventos paralelos às competições. O programa sócio-educativo e cultural abrange atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.

João Pessoa passa a ser a cidade que mais vezes terá recebido os Jogos Escolares da Juventude, com seis edições - ultrapassando Poços de Caldas (MG), anfitriã da competição em cinco ocasiões.

Os Jogos, que serão disputados em 13 modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, lutas, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei.
 
Uma delegação da Argentina também participará do evento com uma equipe de atletismo composta por 12 atletas. Ao todo, mais de 5.300 pessoas estarão envolvidas nos Jogos, entre atletas, treinadores, oficiais, médicos, voluntários e organizadores.