Esportes

Botafogo da Paraíba vive campanha histórica na Copa do Brasil

Clube paraibano está nas oitavas de final, em sua melhor participação na competição.



Dois extremos separados por 15 anos de futebol e de participações em Copa do Brasil. A maior tragédia da história de um clube para o melhor momento deste mesmo clube na competição nacional. Ambos os extremos vividos em São Paulo, contra dois rivais locais: o Tricolor Paulista e o Palmeiras. São estas as emoções que vive atualmente o Botafogo-PB, clube paraibano que nesta quarta-feira enfrenta o Verdão pelas oitavas de final da Copa do Brasil de 2016.

Em 2001, uma eliminação dolorosa e humilhante ainda na primeira fase, contra o São Paulo. Derrota em casa por 1 a 0 no jogo de ida, num jogo duro, em que o único gol da partida só saiu aos 39 minutos da etapa final, marcado por Júlio Baptista. O resultado, inclusive, ainda que negativo, foi muito comemorado à época pelos botafoguenses, mas este se mostraria uma maldição. Porque no jogo de volta, com o São Paulo em campo com nomes como o próprio Júlio Baptista e ainda Kaká, Luís Fabiano, Beletti e França, o Tricolor, jogando no Morumbi, meteria humilhantes 10 a 0 no Belo.

Agora em 2016, quinze anos depois, o clube paraibano volta pela primeira vez desde então para jogar na capital paulista pela Copa do Brasil. Desta vez, numa situação completamente diferente: enfrentar pela primeira vez uma oitavas de final - antes, o clube nunca tinha passado nem mesmo da segunda rodada.

Leia a matéria completa em GloboEsporte.com/pb