Esportes

Bombeiro paraibano integra equipe brasileira em campeonato mundial militar

Yuri Marinho, do BBS, competirá junto com a equipe de salvamento aquático.



Divulgação
Divulgação

Começa nesta segunda-feira (8), na Suécia, o 48º Campeonato Mundial Militar. A competição, que vai reunir militares de todo o mundo, terá uma equipe brasileira integrada por um soldado do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB). O soldado Yuri Marinho, do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), competirá junto com a equipe de life-saving (salvamento aquático), composta por oficiais e praças da Marinha do Brasil e Corpos de Bombeiros Militares de cinco estados.

O militar paraibano participou em maio, no Rio de Janeiro, da seletiva que escolheu os membros da equipe que iria representar o Brasil na Suécia. À época, Yuri sagrou-se campeão em duas provas e ainda conquistou a segunda e a quinta colocação em outras duas. Ele foi acompanhado pelo major Arthur Vieira, chefe da delegação paraibana na ocasião. O soldado Yuri é o primeiro militar da Paraíba a participar desse campeonato, que nesta edição seguirá até o dia 15 de agosto.

Além do soldado Yuri, mais cinco homens e seis mulheres integram a equipe brasileira, que é liderada pelos comandantes da Marinha, Alves e Coelho, e pelo major bombeiro militar Fábio Braga. No total, a equipe participará de 23 provas distintas, incluindo natação com obstáculos, resgate de pessoas, natação com fase em apnéia, resgate com pranchas, sufskis, resgate com tubos de resgate, aquatlhon e beach-flag (tipo de corrida na areia).

Life-saving

A modalidade de Life-Saving (salvamento aquático) ainda é pouco conhecida e difundida no Brasil, mas em outros países ela é centenária e está no ranking dos esportes mais praticados. Ela consiste de provas de natação, remada e corrida, aplicadas ao salvamento de pessoas em situações de perigo em ambientes aquáticos, ocorrendo tanto em piscina quanto em praia, locais mais propícios e passíveis de afogamentos.