Esportes

Brasil segue com duas duplas no torneio feminino em Klagenfurt

Juliana/Taiana (CE) e Fernarda Berti/Josi (RJ/SC) jogaram a última rodada da fase classificatória.



Duas duplas do Brasil seguem na briga por medalhas no Major Series de Klagenfurt, na Áustria. Nesta quinta-feira (28), Juliana/Taiana (CE) e Fernarda Berti/Josi (RJ/SC) jogaram a última rodada da fase classificatória e garantiram o primeiro lugar nas chaves G e H respectivamente, e, com isso, uma vaga direta às oitavas de final.

Juliana e Taiana (CE) passaram pela dupla da casa Schwaiger/Hansel por 2 sets a 0 (23/21 e 21/17). Na próxima fase elas terão as argentinas Ana Gallay e Georgina Klug pela frente. Já Fernanda e Josi (RJ/SC) levaram a melhor sobre as holandesas Braakman e Sinnema por 2x0 (21/17 e 21/17). Nas oitavas as adversárias serão Betschart/Hüberli (SUI).

As outras duas equipes representantes do Brasil no torneio não conseguiram avançar. Ângela/Elize Maia (DF/ES) superou Claes/Hughes (EUA) por 2x1 (14/21, 26/24 e 15/11), mas com os resultados negativos do dia anterior elas acabaram na quarta posição do grupo A, sem chance de classificação. Maria Elisa e Lili (PE/ES) chegaram à repescagem, mas sofreram o revés para as espanholar Liliana e Elsa por 2x1 (21/19, 18/21 e 13/15).

As duplas que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro não participarão desta etapa, já que estão concentradas em treinamento para a competição no Brasil.

A fase principal do torneio em Klagenfurt contará com 32 times (em cada naipe) divididos em oito grupos de quatro duplas. Elas jogam entre si com os primeiros colocados indo direto às oitavas de final (Round 2). Segundos e terceiros de cada chave disputam uma rodada eliminatória a mais, a repescagem (Round 1).

Este é o 18º ano que a cidade de Klagenfurt recebe uma etapa, tendo sediado 17 eventos no naipe masculino e 13 no naipe feminino. As duplas brasileiras lideram o quadro de medalha em ambos os naipes. São 25 no naipe masculino, sendo 10 de ouro, e outras 18 medalhas no feminino, cinco delas de ouro.

A cidade de Klagenfurt é a sexta maior do país, com uma população 90 mil. O torneio é realizado às margens do lago Wörthersee, usado como balneário de verão. A cidade é cercada por várias colinas cobertas de floresta e montanhas.

A etapa de Klagenfurt dará 57 mil dólares às duplas campeãs, distribuindo 800 mil dólares em premiações no total. Os campeões somam 800 pontos no ranking do Circuito Mundial. Após a parada na Áustria, o tour mundial terá um intervalo para os Jogos Olímpicos, voltando no dia 23 de agosto, com o Grand Slam de Long Beach.