Esportes

Botafogo enfrenta o Linense valendo vaga na 2ª fase da Copa do Brasil

Belo espera garantir a classificação na Copa do Brasil para entrar embalado no Paraibano.



José Luís Silva/Linense
José Luís Silva/Linense
Muller Fernandes volta ao time do Botafogo no jogo que vale a classificação

O Botafogo dá uma pausa no Campeonato Paraibano e hoje volta as suas atenções para a Copa do Brasil. A partir das 19h30, o Belo entra em campo na condição de favorito à vaga no duelo contra o Linense, valendo uma vaga na segunda fase. É o jogo de volta do confronto, que terminou empatado por 1 a 1 em Lins, interior paulista, o que dá alguma vantagem para os paraibanos.

A vaga será do Botafogo em caso de empate sem gols, justamente por ter feito um na casa do adversário. Um novo 1 a 1 levará a disputa para os pênaltis. Empate a partir de 2 a 2 favorece o Elefante, que cumpre campanha apenas razoável no Campeonato Paulista - não tem mais chance de classificação e ainda corre risco de rebaixamento.

Para o Belo, a classificação significa ainda mais confiança para a partida contra o Sousa, no domingo, na abertura do mata-mata do Campeonato Paraibano.  A vaga também melhoraria o retrospecto na competição.

Em treze participações em Copas do Brasil, o Botafogo só conseguiu avançar duas vezes para a segunda fase: em 2011, quando eliminou o Vitória; e em 2014, quando passou pelo Goiás. E para repetir essas façanhas, o técnico Itamar Schülle resolveu colocar força máxima, mesmo com o mata-mata do Campeonato Paraibano começando no próximo final de semana.

Depois de enfrentar uma verdadeira maratona no mês passado, quando se dividiu em três competições, o Botafogo teve dez dias de folga depois do último jogo - vitória de 5 a 1 sobre o Auto Esporte, no encerramento da fase de classificação do Paraibano. Em relação ao time que entrou em campo no dia 27 de março, estão de volta o zagueiro Plínio, que estava machucado, além dos atacantes Carlinhos e Muller Fernandes, que cumpriam suspensão no Botauto. O lateral Ângelo, que começou o clássico no banco, também volta ao time titular.

Linense tem jogo decisivo domingo

No Linense, a Copa do Brasil está longe de ser prioridade. Se no jogo de ida o técnico Moacir Júnior já escalou um time misto, preservando os principais jogadores para o Campeonato Paulista, imagina agora com o risco de rebaixamento.  No domingo, o Elefante recebe a Ferroviária de Araraquara precisando pelo menos do empate para se livrar da degola.

O time paulista tinha um treino programado para ontem na Maravilha do Contorno, mas driblou a imprensa e não seguiu para o CT do Botafogo. A delegação só retornou ao hotel à noite, o que aumenta o mistério sobre o time que vai jogar no Almeidão.

Expulso no empate contra o XV de Piracicaba, no domingo, e portanto fora do jogo contra a Ferroviária, o artilheiro William Pottker deve jogar.