Esportes

Barça quer vencer o Real para homenagear Cruyff



Barcelona e Real Madrid se enfrentam neste sábado, no Nou Camp, em Barcelona, em duelo válido pela 31ª rodada do Campeonato Espanhol, em um dos jogos mais esperados da temporada no país, porém, que perdeu um pouco do interesse por conta da situação dos times na tabela de classificação. Nem tanto pelo Barça, líder com 76 pontos, nove a mais que o Atlético de Madrid, seu perseguidor mais direto. Mas pela realidade dos merengues, que estão em terceiro lugar com 66 pontos e não brigam mais pelo caneco.

Luis Enrique, técnico do Barcelona, procurou trabalhar com seus jogadores o sentimento de que a vitória no clássico é importante, mas que eles não podem tratar como sendo uma guerra.

O meia Andrés Iniesta, um dos líderes do elenco, porém, considera fundamental o triunfo para homenagear o ídolo Johan Cruyff, que morreu na última quinta-feira.

"Ganhar seria fundamental, pois poderíamos fazer uma grande homenagem para o Cruyff. Porém, sabemos que não vai ser um jogo dos mais tranquilos e que vamos encontrar dificuldades. Portanto, é fundamental trabalharmos com seriedade e respeitando o adversário", disse Iniesta.

Pelo lado do Real Madrid, o técnico Zinedine Zidane trabalhou com seus comandados no sentido de afastar qualquer clima de vingança pela goleada de 4 a 0 sofrida no primeiro turno.

"Nós estamos olhando sempre para frente e o importante de uma vitória neste momento é melhorarmos a nossa pontuação e seguirmos lutando pelos nossos objetivos nesta temporada", avisou Zidane, procurando manter sempre a tranquilidade.

Ainda no sábado o Atlético de Madrid, disposto a tirar proveito do clássico da capital, recebe o Betis no Estádio Vicente Calderón, em Madri. Os atleticanos podem ser considerados favoritos absolutos diante de um rival que tem apenas 34 pontos e não tem mais aspirações na temporada.

No domingo a principal atração fica por conta do Sevilla, que tem 48 pontos e defende a permanência na zona de classificação para a Liga Europa. Para isso vai precisar ganhar, como anfitrião, da Real Sociedad, que cumpre tabela com 35 pontos e não tem mais aspirações, no Estádio Ramón Pizjuán, em Sevilha. Abaixo todos os confrontos programados para este fim de semana, respeitando o horário de Brasília: