Esportes

CBF divulga tabela da Série C e Botafogo estreia na competição contra o Salgueiro

Belo faz o primeiro jogo fora de casa. Última partida é em João Pessoa, contra o Fortaleza.



A Confederação Brasileira de Futebol divulgou no final da tarde de ontem a tabela da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C de 2016, que vai ter início no dia 21 de maio e só deve acabar no dia 18 de setembro. O Botafogo é pelo segundo ano consecutivo o único representante da Paraíba na competição nacional e vai começar sua campanha jogando fora de casa, contra o Salgueiro, muito provavelmente no Estádio Cornélio de Barros. O jogo vai acontecer no dia 21 ou no dia 22 de maio (a CBF divulgou as datas das rodadas, mas não definiu que jogo acontece em que dia).

Em sentido contrário, o time encerra sua participação na competição, jogando dentro de casa, no Estádio Almeidão, contra aquele que nos últimos anos vem sendo o time mais temido da terceira divisão: o Fortaleza (um velho conhecido do Belo, que nos últimos anos vem enfrentando a equipe cearense tanto na Série C como na Copa do Nordeste).

Nos últimos dois anos, desde que passou a disputar a Série C, o time de João Pessoa sempre brigou pela classificação para a segunda fase, mas em nenhuma das oportunidades conseguiu se classificar. Em 2014, inclusive, ficou 17 rodadas dentro da zona de classificação e só a deixou na última rodada. A expectativa agora, é se classificar e depois conquistar o acesso à Série B.

Pelo regulamento da competição, a primeira fase do campeonato vai ter mais uma vez 18 rodadas. Em que todos os 10 clubes de cada grupo jogam entre si em jogos de ida e volta. Ao fim de todas estas rodadas, as quatro equipes de cada grupo passam para as quartas de final. As disputas de quartas de final, por sua vez, em jogos de ida e volta, já servem para definir o acesso. Semifinais e finais, portanto, serão realizadas apenas para saber quem é o campeão, estando os acessos já definidos.

Treze estados brasileiros estarão representados na competição, sendo que apenas de São Paulo serão cinco representantes. Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Rio Grande do Sul terão dois representantes cada. Pernambuco, Pará, Alagoas, Piauí, Paraíba, Mato Grosso, Sergipe, Ceará e Rio de Janeiro terão um representante cada.

No Grupo A, que é o do Belo, estão ainda ABC, América-RN, Salgueiro, Remo, ASA, River-PI, Cuiabá, Confiança e Fortaleza (veja a ordem de todos os jogos do Botafogo na primeira fase na tabela ao lado).
Já no Grupo B, vão jogar Mogi Mirim, Portuguesa, Guarani, Guaratinguetá, Botafogo-SP, Macaé, Boa Esporte, Tombense, Juventude e Ypiranga-RS.

O Belo na Série C de 2016

Na primeira fase serão 18 jogos e apenas os quatro primeiros colocados vão passar para a disputa pelo acesso à Série B, uma fase de mata-mata que o Botafogo nunca disputou. Para chegar lá desta vez, precisa se dar bem nesta primeira fase, que começa no fim de maio e vai até 18 de setembro. É importante lembrar que a CBF divulgou apenas a tabela base, o que significa que as datas ainda não são as exatas e os estádios de cada jogo podem ser modificados.