Esportes

Federação só deve publicar a tabela do Paraibano 2016 na segunda-feira

Federação vai chegar à data-limite exigida pelo Estatuto do Torcedor para a divulgação do calendário de jogos.



Uma semana após a reunião do Conselho Arbitral do Campeonato Paraibano de 2016, os dirigentes da Federação Paraibana de Futebol ainda estão terminando a redação do regulamento da competição. E a promessa é de concluí-lo apenas amanhã. Só depois é que a entidade vai iniciar a produzir a tabela de jogos, o que deve ser finalizado só na próxima segunda-feira, data limite para sua divulgação. Isto porque o Estatuto do Torcedor manda publicar o calendário de jogos 60 dias antes do início do campeonato e o estadual está marcado para começar no dia 30 de janeiro.

"Já começamos a redação do regulamento de acordo com a nova forma de disputa e já tem pelo menos 50% do documento pronto. Esperamos terminar isto até sexta-feira e então fazer uma reunião com o presidente Amadeu Rodrigues para fazer a tabela. Não sei se dá tempo de entregar ainda esta semana, mas divulgaremos no prazo", assegurou o diretor de competições da FPF, Antônio Carlos Baza.

Ele, inclusive, falou da possibilidade de ter que trabalhar no fim de semana para dar tempo de entregar tudo na data certa. "Não vai haver atrasos, nem que precisemos entrar pelo final de semana", completou.

E trabalho não vai faltar. Até porque o regulamento deste ano é um dos mais esdrúxulos dos últimos anos. O Paraibano foi pensado para acabar após 16 datas. Dividido em dois grupos de cinco, os clubes de um grupo enfrentam em turno e returno apenas os rivais do outro grupo. Mas a classificação é definida dentro de cada um dos grupos.

De um lado, no Grupo A estão Auto Esporte, Campinense, Paraíba, Santa Cruz e Sousa. Já no Grupo B ficaram Atlético, Botafogo, CSP, Esporte e Treze. O campeonato deve terminar no início de maio.

Após a primeira fase, os dois piores colocados de cada grupo se enfrentam num quadrangular em turno e returno. Os dois últimos colocados serão rebaixados. Paralelamente a isto, os três primeiros colocados de cada grupo se enfrentam na segunda fase num mata-mata. O primeiro de cada grupo enfrenta o terceiro lugar do outro grupo. E os segundos colocados se enfrentam. Os três classificados estarão nas semifinais. Dentre os três "eliminados", o melhor em índice técnico também passa. A partir daí, segue o rito normal com semifinal e final até se conhecer o campeão.