Esportes

Diretor jurídico da FPF garante o regulamento do Campeonato Paraibano

Federação se apega ao próprio Estatuto do Torcedor para mudar a fórmula do Paraibano.



Nem todo mundo saiu satisfeito com o regulamento do Campeonato Paraibano 2016. Treze e Campinense reclamaram bastante do que foi decidido, e o presidente do Galo, Petrônio Gadelha, chegou a ameaçar acionar o seu departamento jurídico, citando o Estatuto do Torcedor ao afirmar que o campeonato do ano seguinte deveria seguir o mesmo regulamento deste ano.

Mas isso não parece preocupar a Federação Paraibana de Futebol (FPF). O advogado da entidade, Marcos Souto Maior Filho, disse que a mudança está respaldada pelo próprio Estatuto.

"Não há a menor dúvida de que é possível haver esta alteração. Nós estamos cumprindo uma determinação da CBF, amparado na Lei do Estatuto do Torcedor, que permite duas formas de mudança no regulamento de uma competição: ou pelo decurso do prazo mínimo de dois anos, que é a que eles se apegam, ou quando há um novo calendário de datas determinado pela CBF, o que é o caso", explicou Marcos Souto Maior.

De acordo com o jurista, estas duas regras estão previstas no Artigo 9º, parágrafo 5º do Estatuto do Torcedor, que trata de regulamentos e de tabelas. O curioso é que durante a reunião do Conselho Arbitral que aconteceu na quarta-feira, o presidente do Treze defendeu uma proposta com 22 datas, que é diferente do campeonato passado. A fórmula previa jogos de ida e volta entre todos na primeira fase, conforme o ano passado, mas uma segunda fase diferente, com cruzamento olímpico.

Rápidas

Raposa confirma o meia Jussimar

O gerente de futebol do Campinense, Luciano Mancha, confirmou a contratação do meia-atacante Jussimar. O jogador enfrentou a Raposa nesta temporada durante a Série D, quando defendia as cores do Colo-Colo-BA.

O atleta chega a Campina Grande no dia 20 de dezembro, data em que o clube marcou para o início da pré-temporada.

Belo adia coletiva de Itamar Schülle

O Botafogo cancelou a apresentação do técnico Itamar Schülle, que aconteceria ontem na Maravilha. De acordo com a diretoria, a coletiva teve que ser adiada por causa de problemas particulares do treinador, que segue no interior do Paraná.
Por outro lado, a diretoria acredita que até o fim de semana vai anunciar os primeiros reforços para 2016.

Santa Cruz acerta com Jazon Vieira

Jazon Vieira vai ser o treinador do Santa Cruz de Santa Rita na temporada de 2016. A contratação foi confirmada pelo presidente Júnior Veríssimo, que contou ainda que alguns nomes de jogadores podem ser anunciados já na próxima semana. O inusitado é que, há oito dias, o ex-técnico do clube, Mirandinha, tinha confirmado à imprensa sua volta à equipe paraibana para o próximo ano.

CBF tira vaga do CSP na Copa NE

A CBF não acatou o pedido da FPF e ontem à tarde tirou da Paraíba uma terceira vaga na Copa do Brasil Sub-20. Assim, o CSP, que seria convidado pela entidade paraibana para jogar a competição, está oficialmente fora das disputas. A CBF confirmou que na pretensa vaga do CSP foi convidado o Vitória da Conquista, que aceitou o convite.