Esportes

Governo da Paraíba abre investigação contra clubes que receberam verbas do 'Gol de Placa'

Apuração é um procedimento preliminar, feito em parceria pela Controladoria e Secretaria de Fazenda.




Os clubes de futebol paraibanos que receberam dinheiro público do Programa Gol de Placa viraram alvo de um procedimento de investigação preliminar do governo da Paraíba. A portaria de abertura foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (6). A investigação vai ser feita de forma conjunta entre a Controladoria Geral do Estado e a Secretaria da Fazenda.

De acordo com a portaria, o objetivo da investigação é “apurar os ilícitos cometidos na seara dos órgãos e entidades desportivas ligadas ao futebol paraibano diante dos indícios de desvio de recursos originados do programa Gol de Placa”. A apuração afeta diretamente os clubes que jogam a 1º divisão do Campeonato Paraibano, que são os que recebem dinheiro do estado como forma de incentivo.

A portaria cita um ofício do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba (MPPB), que investigou o futebol paraibano na Operação Cartola e que teria encontrado evidências de atos ilícitos no Gol de Placa.

O procedimento de investigação é sigiloso e não punitivo, mas antecede um Processo Administrativo de Responsabilização, que pode gerar punições. Neste momento vai se checar indícios “de autoria e materialidade de todo e qualquer fato que possa acarretar a aplicação das sanções previstas”.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.