Educação

Inscrições para Enem terminam hoje; UFCG, UFPB e IFPB aceitam

Inscrições custam R$ 35 e alunos da rede pública são isentos. Jornal da Paraíba e o Paraíba1 terão conteúdos e simulado exclusivos para o exame.




Da Redação
Do Jornal da Paraíba

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano terminam hoje, às 23h59. O prazo, que acabaria na última sexta-feira, foi prorrogado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) por mais sete dias para que não prejudicasse os candidatos dos Estados de Pernambuco e Alagoas, onde ocorreram as enchentes. As provas serão realizadas nos dias seis e sete de novembro.

Na Paraíba, além das instituições particulares, as universidades federais da Paraíba e de Campina Grande (UFPB e UFCG) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) aceitam a nota do Enem como forma de ingresso.

As inscrições custam R$ 35 e podem ser feitas exclusivamente pela internet, no site do MEC (http://www.enem.inep.gov.br). Os estudantes de escolas públicas têm direito à isenção. Conforme o ministério, no ato da inscrição os alunos devem estar munidos de CPF. Uma decisão da Justiça do Rio de Janeiro, no último dia cinco, chegou a suspender a exigência do documento, mas quatro dias depois o Tribunal Regional Federal suspendeu a liminar.

Além dos concluintes do Ensino Médio, a novidade é que este ano também podem fazer a prova alunos que não cursaram as séries, mas querem adquirir o certificado de conclusão. Para isso, eles precisam atingir a pontuação mínima exigida, que é de 400 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento e 500 na redação.
A expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira para este ano é de 4,5 milhões de inscritos. No ano passado, cerca de 4 milhões de estudantes participaram do exame.

UFCG e IFPB aceitam nota do Exame

A quantidade de vagas e o cronograma de inscrições para o vestibular 2011 da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) ainda não foi definido, mas para concorrer, obrigatoriamente, os candidatos deverão estar inscritos no Enem, pois não haverá prova específica elaborada pela Comissão de Processos Vestibulares (Comprov), embora ainda continue responsável por todo o processo.

No IFPB, desde o ano passado que as notas do Enem são utilizadas como critério de seleção. Os candidatos interessados em concorrer às vagas dos cursos superiores do IFPB nos campi de Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel e Sousa, para o ano letivo de 2011, após submeterem-se ao Enem/2010, deverão inscrever-se para as referidas vagas por meio de sistema de seleção informatizado. Até o momento não foi definido o período em que essas inscrições deverão ocorrer.

A concorrência do vestibular 2011 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que continua utilizando a forma tradicional de ingresso deve ser divulgada até o final deste mês, segundo o presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Comvest), Ivan Barros.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.