Economia e Negócios

Volume de serviços na Paraíba tem a 4ª maior redução do país em outubro

Variação de -0,4% foi a menor do Nordeste e está abaixo da média nacional de 0,8%, aponta PMS.




Foto: Rizemberg Felipe

O volume de serviços na Paraíba registrou em outubro a quarta maior queda do país e a maior do Nordeste, em comparação ao mês de setembro, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira (12), que apontou uma variação negativa de 0,4%. O resultado também ficou abaixo d média brasileira para esse indicador, que foi de 0,8%.

No entanto, nesse mesmo período a receita nominal do setor no estado apresentou uma leve alta, de 1%, embora seja a terceira menor do Nordeste e a sétima menor do país. O percentual foi inferior à média nacional, de 1,4%.

Já no acumulado de 12 meses, o volume de serviços na Paraíba teve uma retração de 1,7%. Esse cenário de redução também foi observado em outros 15 estados e no Distrito Federal. Ainda assim, conforme a pesquisa, a média brasileira teve alta de 0,8%.

Em contrapartida, nesse intervalo a receita nominal de serviços registrou um pequeno crescimento de 0,7%. Apesar disso, essa foi a sétima menor variação do país e a  terceira menor do Nordeste, além de estar bem abaixo da média nacional, de 4,3%.

A maior redução no índice do volume de serviços na Paraíba este ano foi constatada no mês de março, quando houve uma queda de 3,7% em comparação ao mês de fevereiro. A receita nominal, por sua vez, teve a maior retração em janeiro, de 2%, em relação a janeiro de 2018.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.