Economia e Negócios

'Semana do Brasil' tem mais de 150 estabelecimentos participantes; Procon orienta consumidores

Procon alerta consumidores a ficarem atentos a possíveis irregularidades no comércio.




Presente, comércio, compras, shopping, vestuário, roupa (Foto: Rizemberg Felipe/Arquivo)

Mais de 150 estabelecimentos da PB aderiram à campanha (Foto: Rizemberg Felipe/Arquivo)

Começa nesta sexta-feira (6) a ‘Semana do Brasil’, uma campanha publicitária que une iniciativas públicas e privadas para esquentar o comércio nacional, que tradicionalmente é fraco no mês de setembro. Na Paraíba, 151 estabelecimentos comerciais de 24 cidades estão cadastrados para participar da iniciativa, sendo 81 em João Pessoa, 26 em Monteiro e 12 em Campina Grande, de acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Em todo o Brasil são mais de 3 mil cadastros.

Diante da expectativa de que as promoções atraiam os consumidores, superintendente do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da Paraíba, Késsia Liliana Dantas, alerta para os cuidados necessários antes de ir às compras. Ela orienta que os consumidores tenham cautela, verifiquem a validade das promoções no período, as diferenças de preço entre a compra presencial e online, a segurança e a garantia dos produtos. Em caso de prejuízo, o Procon estadual disponibiliza o telefone (83)3218-6959 para que os consumidores façam reclamações.

De acordo com Késsia, não só o Procon do Estado como todos os outros das demais federações demonstraram preocupação com o incentivo ao consumo proposto pela ‘Semana do Brasil’, já que o momento econômico é de superendividamento na população.  Para ela, o governo federal implantou a campanha de uma forma desenfreada, enquanto a população tenta se reinserir no mercado econômico para, assim, gerar receita ao país.

A ação foi idealizada pelo Secretário de Comunicação do Governo Federal, Fabio Wajngarten. Fábio não soube responder qual o incremento fiscal que poderá ser adicionado à economia brasileira através da campanha, já que, segundo ele, a média de descontos será definida por cada loja participante.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.