Economia e Negócios

Pequenas empresas criam 90% dos novos empregos na PB

Os dados fazem parte de um estudo feito pelo Sebrae com base em dados do Caged, divulgados nesta segunda-feira (7).




Na Paraíba, as micro e pequenas empresas (MPE) foram responsáveis pela criação de 1.727 novos postos de trabalho em novembro de 2012. Os dados fazem parte de um estudo feito pelo Sebrae com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados nesta segunda-feira (7).

De acordo com o estudo, os novos postos de trabalho gerados pelas pequenas empresas representam 90,5% do total de empregos criados no estado. Entre os pequenos negócios, o setor que mais criou empregos foi o comércio, que gerou 845 novas vagas, representando 44,5% do total.

Já o setor de serviços, ficou em segundo lugar no ranking, com 41,86% do total, com 798 novos empregos.

No ranking nacional, segundo o Sebrae, os pequenos negócios geraram mais de 90 mil novos empregos e foram os grandes responsáveis pelo saldo positivo na geração de empregos em novembro do ano passado.

Ao contrário das MPEs, as médias e grandes empresas do país cortaram 44.855 vagas. O crescimento do poder de consumo da classe média é um dos fatores que tem gerado uma maior demanda junto às micro e pequenas empresas .


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.